Red Bull revela detalhes de layout em homenagem à Honda para GP da Turquia de F1

Depois de revelar ao mundo que, ao lado da AlphaTauri, vai correr com um layout diferente neste fim de semana em Istambul, a Red Bull revelou mais imagens da pintura especial em homenagem à parceira Honda

Carros de Red Bull e AlphaTauri vão contar com layout especial na Turquia (Vìdeo: Red Bull)

Na última quarta-feira, a Red Bull anunciou que, assim como a equipe B AlphaTauri, vai usar no fim de semana do GP da Turquia uma pintura especial em homenagem e agradecimento à Honda, mas trouxe apenas um teaser do layout que levará à pista em Istambul. Um dia depois, nesta quinta-feira (7), a equipe tetracampeã mundial revelou mais detalhes do modelo, pintado predominantemente em branco, mas com detalhes em vermelho e azul.

A relação entre Red Bull e Honda começou em 2018, primeiramente tendo a Toro Rosso — hoje, AlphaTauri — como cliente da marca japonesa para o fornecimento de motores. A fábrica de Sakura iniciava naquele ano um novo ciclo depois de três anos de muita dificuldade e fracassos em uma união malsucedida com a McLaren.

RED BULL; HONDA; GP DA TURQUIA; NOVO LAYOYUT; HOMENAGEM;
Layout da Red Bull para o GP da Turquia é uma grande homenagem à Honda (Foto: Mark Thompson/Red Bull Content Pool/Getty Images)

Com a Red Bull, porém, veio a virada definitiva a partir de 2019. Depois de uma relação vitoriosa, que rendeu oito títulos mundiais no começo da década passada, mas também rendeu muitos conflitos ao longo dos últimos anos, os taurinos romperam com a Renault e assinaram com a Honda. A união já proporcionou, ao longo de 53 GPs disputados desde então, 13 vitórias, 11 poles e a chance de, em 2021, lutar pelos títulos do Mundial de Pilotos, com Max Verstappen, e do Mundial de Construtores em batalha direta contra Lewis Hamilton e a Mercedes.

Para o fim de semana em si, a pintura a ser usada em Istambul é inspirada no lendário Honda RA 272, no qual o norte-americano Richie Ginther conquistou a primeira vitória da montadora na Fórmula 1, no GP do México de 1965. Já os carros da AlphaTauri carregarão a mensagem ありがとう(arigato), ‘obrigado’, em japonês, na asa traseira.

De acordo com a marca dos energéticos, a proposta da nova pintura é “celebrar a aliança vitoriosa da equipe com a Honda, a fornecedora da unidade de potência e dar aos fãs da marca no Japão uma chance de dar adeus à companhia, no que deveria ser a ocasião da última corrida de casa, em Suzuka”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

RED BULL; HONDA; GP DA TURQUIA; NOVO LAYOYUT; HOMENAGEM;
Layout da Red Bull na Turquia remete ao primeiro modelo vencedor da Honda na F1 (Foto: Mark Thompson/Red Bull Content Pool/Getty Images)

“Nós todos estávamos ansiosos em dar aos fãs japoneses da Honda uma chance de celebrar nossa extremamente bem-sucedida parceria na Fórmula 1 em casa, em Suzuka. Com a corrida caindo em decorrência da pandemia, simplesmente não podíamos deixar o fim de semana passar sem prestar um tributo à Honda e seus incríveis fãs de casa trazendo um pouco de sua herança para Istambul”, disse Christian Horner, chefe da Red Bull.

“A pintura escolhida faz uma homenagem à jornada notável da Honda na F1 e esperamos que possamos dar aos fãs outra vitória com essas cores lendárias no fim de semana”, completou.

A grande decepção neste seu novo encerramento de ciclo é não poder se despedir da Fórmula 1 com uma corrida no Japão. A prova, que seria realizada exatamente neste fim de semana, em Suzuka, foi cancelada pelos organizadores ainda em razão dos efeitos da pandemia de Covid-19. O GP da Turquia, portanto, entrou como substituto do Japão e, desta forma, é o palco alternativo para um fim de semana importante para a Honda na sua aliança com a Red Bull.

Diretor de operações de marca e comunicação da Honda, Koji Watanabe lamentou o cancelamento do GP do Japão, disse esperar que os fãs vejam essa pintura especial como um sinal de apreço por todo o apoio recebido.

RED BULL; HONDA; GP DA TURQUIA; NOVO LAYOYUT; HOMENAGEM;
Detalhe da nova pintura da Red Bull Honda para o fim de semana na Turquia (Foto: Mark Thompson/Red Bull Content Pool/Getty Images)

“Todos na Honda estão extremamente desapontados com o fato de que o GP do Japão teve de ser cancelado, apesar de entendermos completamente e concordarmos com a razão por trás desta decisão”, comentou Watanabe.

“Estávamos especialmente ansiosos para correr no circuito de Suzuka, já que é o nosso último no esporte, em um momento em que nossas duas equipes têm uma performance muito boa. Também apreciamos que os fãs japoneses estivessem particularmente ansiosos para verem a última aparição da Honda aqui e Yuki Tsunoda guiando em sua corrida de casa”, seguiu.

“Sabemos que essa pintura especial não pode substituir o que teria sido um fim de semana empolgante, mas esperamos que os fãs da Honda ao redor do mundo, especialmente aqueles no Japão, aceitem essa pintura como um pequeno sinal do nosso apreço pelo contínuo apoio ao longo de todos os anos”, encerrou.

O GP da Turquia acontece entre os dias 8 e 10 de outubro no Istambul Park, em Tuzla. O GRANDE PRÊMIO acompanhe as ações AO VIVO e em TEMPO REAL.

MERCEDES COGITA TROCAR MOTOR DE HAMILTON NO GP DA TURQUIA DE F1. É A MELHOR DECISÃO?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.