Red Bull vê Pérez “mais sensível” a falhas que “talento de Verstappen mascarou”
Christian Horner, chefe da Red Bull, destacou que os problemas no carro surgiram muito antes da fase complicada de Max Verstappen em 2024
A Red Bull vive uma fase atípica em meio a um período de domínio na Fórmula 1 desde 2022. Com a equipe em segundo no Mundial de Construtores e cada vez mais distante da líder McLaren, Christian Horner, chefe da escuderia austríaca, comentou sobre os problemas atuais do RB20. O dirigente destacou que Sergio Pérez sentiu dificuldades com o carro antes de Max Verstappen, que “mascarou os empecilhos com seu talento”.
Nesta temporada, os problemas do RB20 atingiram Pérez bem mais cedo do que Verstappen. Enquanto o Mexicano não sobe ao pódio há 13 corridas e ainda não venceu neste ano, Verstappen só parou de triunfar após o GP da Espanha, há oito rodadas, e ainda assim conseguiu alguns bons resultados, como o segundo lugar em Singapura.
Para Horner, isso indica que Pérez é “mais sensível” aos problemas de equilíbrio no carro da Red Bull do que o companheiro de equipe. Mesmo assim, após o GP da Itália, o dirigente destacou que ambos lidaram com “problemas idênticos”.
“Acho que se realmente nos aprofundarmos nos dados, poderemos ver indícios disso em Barcelona, no ano passado. Acho que o problema é que o talento de Max é tão bom que ele consegue mascarar alguns dos problemas, principalmente nas entradas de curva e é aí que Checo tem realmente sofrido em comparação com seu companheiro de equipe. Quando o downforce saiu dos carros em Monza, ambos tiveram problemas idênticos, e isso realmente destacou onde estavam as principais questões do carro”, analisou à rede britânica Channel 4.
“Então, obviamente o Checo é mais sensível. Mas acho que se pudermos dar a ambos um carro melhor, os dois estarão em uma posição melhor”, continuou.
Perguntado sobre a equipe não ouvir ou considerar as reclamações de Pérez mais cedo no ano ou até em 2023, Horner disse que o “desenvolvimento é impulsionado” pelo desempenho de Verstappen.
“Esse negócio é movido pelo cronômetro. Max ainda estava dominando no ano passado e não falava dos mesmos assuntos que Checo. Então, é claro, é do piloto que recebemos mais feedback. Há muitos sensores no carro, mas acabamos ajustando-o com base na sensação do piloto. E quando um carro tem um desempenho como aquele, é isso que impulsiona o desenvolvimento”, concluiu.
No Mundial de Construtores, a Red Bull está na segunda posição, com 475 pontos, enquanto a McLaren lidera, com 516. Por outro lado, a Ferrari também se aproxima da equipe austríaca e está na terceira colocação, com 441 tentos.
A Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
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