Red Bull sonda Norris e Leclerc para formar ‘dream team’ com Verstappen

Medida, que tem aprovação do Liberty Media, é vista como forma de resolver a falta de segundos pilotos que a equipe enfrenta desde a saída de Daniel Ricciardo

A Red Bull deseja formar um ‘dream team’ na Fórmula 1. E, para tanto, sonda os nomes de Lando Norris e Charles Leclerc para a dupla com Max Verstappen nos próximos anos. A decisão foi tomada depois de os austríacos enfrentarem problemas com seus segundos pilotos mais recentes, inclusive levando em conta as dificuldades de Sergio Pérez durante boa parte da atual temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A informação é do site italiano Formu1a.uno. Que, além disso, informa que existe um desejo que seja assim por parte do Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da Fórmula 1, de contar com os melhores pilotos nos grids nas principais vagas.

Desde que Daniel Ricciardo saiu da Red Bull para se juntar à Renault, em 2019, os taurinos têm enfrentado dificuldades para promover jovens talentos para a equipe principal. A alternativa, após participações abaixo das expectativas de Pierre Gasly e Alexander Albon, foi contratar Pérez, em 2021, para tentar fechar a lacuna. No entanto, o mexicano não faz um bom trabalho em 2023 e amarga a marca de cinco corridas consecutivas fora do Q3 com o dominante RB19.

Sergio Pérez não tem feito um bom trabalho em 2023 (Foto: Dan Mullan/Getty Images)

Na AlphaTauri, o cenário é parecido. Nenhum piloto da academia dos taurinos performou bem o suficiente na Fórmula 2 no ano passado para ser promovido para a Fórmula 1, e o time de Faenza se viu obrigado a sustentar a decisão da Red Bull por Nyck de Vries, veterano campeão de F2 e Fórmula E. No entanto, o desempenho do holandês também não convenceu a chefia, que já o demitiu e definiu Ricciardo como novo titular a partir do GP da Hungria.

Assim, de acordo com o Formu1a.uno, a Red Bull já mira em Norris e em Leclerc para uma eventual contratação em 2025 ou 2026. A concretização dessa dupla também tem o apoio da Liberty Media, desejoso por disputas mais acirradas na mesma garagem.

Recentemente, Norris foi descrito por Helmut Marko como “o melhor piloto jovem do grid”. Mas o interesse em Leclerc parece um pouco maior, uma vez que, segundo o portal, a Red Bull procurou o monegasco em maio para entender se existia a possibilidade de um rompimento na relação com a Ferrari — Charles só tem contrato até o fim do ano que vem.

Com isso, a Academia de Pilotos também seria reformulada. A Red Bull se tornaria uma equipe independente e não precisaria contar, necessariamente, apenas com os pilotos formados pelos austríacos. A AlphaTauri, por sua vez, continuaria recebendo os jovens pilotos taurinos, mas o objetivo da escuderia também seria modificado: não mais serviria primordialmente para preparar os competidores para um futuro na equipe principal.

A Fórmula 1 retorna em duas semanas, entre os dias 21 e 23 de julho, com o GP da Hungria, em Hungaroring, 11ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

BOMBA: NORRIS ou LECLERC na Red Bull? PÉREZ cada vez mais ameaçado | TT GP #104
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.