Red Bull vê perda “entre 20% e 25%” de downforce de Verstappen após batida

O incidente com Charles Leclerc prejudicou muito Max Verstappen. Forçado a abandonar voltas depois, o holandês teve, de acordo com a Red Bull, perda de 25% do downforce do carro após a pancada

Max Verstappen viu sua corrida no Japão acabar praticamente na largada. O holandês saiu bem, mas foi acertado por Charles Leclerc e, depois disso, teve o ritmo completamente comprometido, abandonando algumas voltas após o incidente. Christian Horner defendeu a punição de 5s que o monegasco recebeu pelo toque e contou que Max perdeu 25% do downforce ali.
 
O chefe da Red Bull falou em dano grande no assoalho causado pela batida e explicou que pediu para Verstappen recolher por não ver no horizonte a chance de um bom resultado e por temer problemas maiores para o equipamento.
 
"Foi um dano muito grande no assoalho. Ele perdeu entre 20% e 25% do downforce no carro. E aí não fazia sentido seguir andando e desgastando nosso carro e nossos componentes, abandonamos porque era o melhor a ser feito pensando lá na frente", disse.
Verstappen fora da pista após batida de Leclerc (Foto: F1/Twitter)

Horner ainda opinou sobre a punição de Leclerc, que veio após a corrida e em uma verdadeira novela, afinal, no início, o incidente sequer seria investigado.

 
"Eles fizeram bem em olhar direito o acidente. O Max estava claramente na frente, não tinha espaço ali para outro carro. A FIA está sendo mais liberal com incidentes de primeira volta e mesmo punições no resto da corrida, tem deixado eles correrem mais, mas, de vez em quando, isso tem ido além. É uma pena porque praticamente acabou com a corrida de ambos, seria legal vê-los brigando lá na frente", completou.

Verstappen parou nos 212 pontos e foi alcançado por Sebastian Vettel. Leclerc aparece um pouquinho na frente, com 221.

Paddockast #37
GRANDES RIVALIDADES INTERNAS 

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube