Red Bull volta atrás e rejeita apelação sobre decisão que absolveu Hamilton em Jedá

Helmut Marko chegou a anunciar que a Red Bull apelaria da decisão que inocentou Lewis Hamilton no treino livre 3, mas Christian Horner voltou atrás

F1 NA ARÁBIA, CLASSIFICAÇÃO: HAMILTON POLE, VERSTAPPEN BATE | Briefing

A Red Bull voltou atrás e decidiu que não vai contestar a decisão que absolveu Lewis Hamilton de um incidente no terceiro treino livre do GP da Arábia Saudita, na manhã deste sábado (4). Após os comissários inocentarem o piloto de culpa por um possível desrespeito de bandeiras amarelas, o consultor Helmut Marko chegou a comentar na mídia que a equipe apelaria contra a decisão.

 “Nós apelamos”, reclamou Marko para a emissora austríaca Servus TV. Para basear sua queixa, o dirigente lembrou que Max Verstappen perdeu cinco posições no grid do GP do Catar por ter infringido ao regulamento e ter acelerado em trecho sinalizado por bandeiras amarelas duplas.

“No Catar, Max foi punido com cinco posições. Aqui, de repente, uma bandeira amarela não é mais bandeira amarela. Há outra interpretação. Mas isso não pode continuar assim, isso não pode ser interpretado de forma tão arbitrária”, seguiu.

MAX VERSTAPPEN; RED BULL; F1; FÓRMULA 1; GP DA ARÁBIA SAUDITA; CLASSIFICAÇÃO;
Max Verstappen na classificação na Arábia Saudita (Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Porém, após a classificação, o chefe de equipe Christian Horner desmentiu o consultor em entrevista acompanhada por diversos veículos de imprensa presentes, afirmando que a decisão não será apelada pela Red Bull.

“Vamos dar uma boa olhada nisso. Parece um pouco inconsistente com o que vimos duas semanas atrás, então temos o direito de revisar. Vamos olhar a informação que não pudemos ver de perto. Estas decisões são muito tarde, e o time precisa focar na classificação, por isso vamos dar uma olhada e ver se tem algo errado. A única coisa que desesperadamente queremos é consistência”, chegou a comentar Christian, antes do tempo para apelar a decisão vencer.

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas celebram primeira fila no grid do GP da Arábia Saudita (Foto: AFP)

Hamilton foi chamado à torre dos comissários para prestar esclarecimentos sobre dois incidentes: além da infração sob bandeiras amarelas, o britânico foi questionado por ter bloqueado Pierre Gasly e Nikita Mazepin na mesma sessão.

A direção de prova da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), no entanto, optou por aplicar apenas uma advertência — ou reprimenda — e impôs uma multa de € 25 mil (ou R$ 159 mil) em razão da segunda infração ao bloquear os pilotos.

Quanto às bandeiras amarelas, os comissários concluíram, após análise de vídeo, que o painel luminoso na pista ficou amarelo de forma acidental por menos de 1s, e Hamilton sequer foi avisado sobre pelo painel no volante do W12, e foi isentado de culpa.

WEB STORIES
+Como ficou o grid de largada do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1

Lewis Hamilton vai largar na pole-position depois de erro capital cometido por Verstappen na última curva da última volta na classificação, quando o holandês partia para conquistar a posição de honra na Arábia Saudita. O atual líder do campeonato vai abrir a segunda fila do grid, na terceira posição do alinhamento inicial em Jedá.

O GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 tem largada prevista para 14h (de Brasília, GMT-3) deste domingo e terá transmissão ao vivo pela Band na TV aberta e pelo serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Max Verstappen bateu no momento decisivo da classificação e ficou sem a pole na Arábia Saudita (Vídeo: Band)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.