Renault anuncia permanência de Sirotkin como piloto reserva para temporada 2020

O russo de 24 anos, que correu a temporada 2018 pela Williams e marcou somente 1 ponto, vai seguir ligado à Renault como suplente de Daniel Ricciardo e Esteban Ocon. Neste ano, a escuderia de Enstone já havia confirmado o chinês Guanyu Zhou como piloto reserva

Sergey Sirotkin vai seguir por mais um ano como piloto reserva da Renault. O russo de 24 anos, que já desempenhou a função em 2017 e também no ano passado, disputou a temporada 2018 com a Williams e marcou somente 1 ponto. Sirotkin vai compartilhar o posto de suplente dos titulares Daniel Ricciardo e Esteban Ocon com Guanyu Zhou. Entretanto, o chinês, que vai disputar a temporada 2020 da Fórmula 2 como piloto da UNI-Virtuosi, não tem a superlicença, documento que habilita um competidor a disputar uma corrida na Fórmula 1, diferente de Sirotkin.

No ano passado, Sirotkin compartilhou a função de piloto reserva entre as equipes Renault e McLaren por conta da ligação da marca francesa com a equipe de Woking. Para 2020, contudo, o moscovita vai ser alocado somente pela Renault e já vai estar à disposição neste fim de semana de GP da Áustria, prova que abre a temporada no Red Bull Ring.

Sergey Sirotkin segue como reserva da Renault em 2020 (Foto: Renault F1)

“É ótimo estar de volta com a Renault como piloto reserva”, destacou Sirotkin. “Conheço a equipe muito bem, estive com eles durante toda a temporada de 2019. Entendo a importância de uma equipe ter um piloto pronto para preencher uma vaga rapidamente, caso surja a oportunidade, especialmente considerando a situação atual do mundo”, comentou.

“Tenho me mantido afiado e concentrado e estaria bem preparado caso tenha de correr novamente. Estou ansioso para ver meus amigos na Renault em breve”, completou.

Sirotkin recebeu as boas-vindas de Cyril Abiteboul, diretor da Renault. “Temos o prazer de ter Sergey de volta à equipe neste ano. Levando em conta as circunstâncias atuais em que nos encontramos, precisamos ter planos para qualquer situação que possa ocorrer. Conhecemos Sergey muito bem, e ele também conhece o time. Estamos ansiosos para tê-lo neste fim de semana na Áustria”.

2020 é um ano particularmente incomum em razão da pandemia do novo coronavírus. Assim, aumentam as possibilidades de um suplente assumir o cockpit caso um piloto titular esteja infectado pelo Covid-19 e não possa competir.

Na Alfa Romeo, por exemplo, até por influência da sua patrocinadora, a petroleira polonesa PKN-Orlen, Robert Kubica é o reserva imediato dos titulares Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube