Renault introduz medidas para evitar novos abandonos, mas evita falar em garantia por “logística difícil de corridas seguidas”

Após problemas com três dos quatro carros equipados com motor Renault no GP da China, a montadora francesa adotou medidas para evitar abandonos no Bahrein. Fabricante, entretanto, não deu garantias de sucesso, uma vez que o tempo entre as etapas de Xangai e Sakhir foi muito curto

Após problemas com três dos quatro carros equipados com motores Renault no GP da China, a montadora francesa decidiu introduzir algumas medidas que tem como objetivo evitar falhas que resultem em novos abandonos.
 
Apesar do empenho da Renault, Cyril Abiteboul, diretor-esportivo da marca, reconhece que, por conta do curto intervalo de tempo entre as provas da China e do Bahrein, é impossível garantir que os problemas não vão se repetir.
Cyril Abiteboul afirmou que a Renault trabalhou para evitar abandonos no Bahrein (Foto: Getty Images)
“Nós fizemos um progresso real desde a Austrália no que fiz respeito à performance e dirigibilidade, e é frustrante que os problemas de confiabilidade de Xangai tenham encoberto isso”, disse Abiteboul. “Nós não encaramos as questões que temos visto com tranquilidade, mas demos genuínos passos à frente e agora precisamos focar no nosso contínuo programa de melhorias enquanto trabalhamos em paralelo com os nossos problemas de confiabilidade”, seguiu.
 
“No curto tempo desde o GP da China, nós checamos e revisamos os sistemas e procedimentos para implementar soluções para a próxima corrida, no Bahrein”, explicou. “Por conta da logística de corridas seguidas, uma garantia completa será difícil, mas nós fizemos algumas melhorias para evitar os abandonos que vimos na China”, completou.
 
Diretor de operações da Renault, Remi Taffin explicou que a marca francesa já conhecia alguns dos problemas que afetaram dos seus clientes durante a corrida de Xangai.
 
“Assim como otimizar a performance, uma parte significativa da nossa preparação para essa corrida foi e continua sendo a análise dos problemas da China”, comentou. “Como consequência, teremos de tomar algumas decisões de última hora. Nós agora sabemos que as falhas nos motores de combustão interna de [Daniil] Kvyat e [Max] Verstappen são diferentes e, infelizmente, uma delas era conhecida, mas construída quando o motor de combustão interna foi introduzido”, seguiu.
 
“O outro ainda precisa ser completamente explicado e um reparo temporário será usado em Sakhir”, concluiu.
GUERRA À VISTA?

Se depois do GP da Malásia, palco da surpreendente e brilhante vitória de Sebastian Vettel, a Mercedes ligou o sinal de alerta por conta da proximidade da Ferrari, a etapa chinesa do domingo passado trouxe preocupações maiores aos alemães mesmo com a dobradinha. Agora, a esquadra prateada terá de lidar com um novo capítulo da rivalidade entre seus dois pilotos. E o primeiro embate entre a dupla está marcado para este fim de semana, na corrida do Bahrein, a quarta da temporada.

SURPRESA À VISTA?

A Indy parte para a terceira etapa da temporada em um dos seus palcos mais tradicionais. Neste final de semana, Long Beach verá a Ganassi tentando quebrar um jejum de vitórias de cinco anos na pista, enquanto a Penske busca apenas o segundo triunfo nas últimas 14 edições, marcas que mostram o quanto a prova californiana costuma ser imprevisível. Trata-se do primeiro grande desafio para a Penske provar que a supremacia apresentada em St. Pete não foi momentânea.

DUELO À VISTA?

Ao contrário do que aconteceu em 2014, quando a diferença entre Honda e Yamaha era maior no início do ano, hoje os dois times começaram mais próximos e com Valentino Rossi em grande forma. A prova de Austin foi um exemplo disso. Com a YZR-M1 mais próxima da RC213V, Valentino Rossi consegue brigar com Marc Márquez mais facilmente, mas, agora, a disputa que antes envolvia os quatro fantásticos — #93, #46, #26 e #99 — hoje tem também a presença da Ducati.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.