Responsável pelos testes da Pirelli, Pic diz que F1 terá “muito trabalho” se optar por mudar tamanho dos pneus

Charles Pic, reserva da Lotus e primeiro a testar os pneus de 18 polegadas da Pirelli, afirmou que, se a F1 optar por aumentar o tamanho dos pneus, vai ter muito trabalho pela frente

Reserva da Lotus e primeiro a testar os pneus de 18 polegadas da Pirelli, Charles Pic afirmou que a F1 vai ter um grande desafio pela frente se decidir mudar o tamanho dos pneus em futuro próximo. O francês completou 14 voltas com o produto experimental da fornecedora italiana nesta quarta-feira, durante o segundo dia de testes em Silverstone, como parte de uma avaliação visando uma eventual mudança a partir de 2017.

A equipe preta e dourada precisou, evidentemente, promover algumas pequenas alterações, como a configuração da suspensão, para permitir o teste.

Charles Pic guia Lotus em teste conjunto com a Pirelli em Silverstone (Foto: Getty Images)

"Acho que, se um dia, a F1 decidir usar esse tipo de pneu, então será um grande desafio para todos", disse o piloto. "Para as equipes, principalmente, porque terão de construir um carro totalmente novo. O atual é muito diferente. E isso também vai alterar o modo como o piloto guia o carro", completou.

"Falando sobre a aparência, é aquela coisa: alguns vão adorar e outros não. Honestamente, eu achei que eles são um pouco grandes demais, mas talvez seja porque foi a primeira vez que os vi instalados no carro", acrescentou.

Pic ainda explicou que o objetivo do teste foi apenas para uma avaliação inicial, por isso não pôde levar a borracha ao limite. "A meta era ver como reagia. A aderência geral era pequena, acho que estava cinco ou seis segundos fora do ritmo, especialmente porque o resto do carro foi feito para os pneus de 13 polegadas e não esse protótipo."

"Foi realmente um início com esse tipo de pneu e acho que existe muito espaço para melhorias", concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.