Retrospectiva 2024: Ferrari desafia McLaren em salto técnico e se prepara para Hamilton

A Ferrari conseguiu aumentar em 60,5% o número de pontos conquistados na atual temporada. Agora, com Lewis Hamilton, o objetivo é dar mais um salto de evolução na Fórmula 1

A Ferrari registrou um notável crescimento técnico em 2024, tão importante que a fez entrar na briga com a McLaren, para terminar o ano como vice-campeã. A chegada de Frédéric Vasseur como chefe de equipe a partir de 2023 já dava claros sinais de evolução dentro de Maranello, mas a diferença entre o ano passado e este ano é significativa. E se explica nos números.

Além de avançar uma posição no Mundial de Construtores, já que terminou 2023 em terceiro, atrás de Red Bull e Mercedes, a equipe italiana conseguiu aumentar em 60,5% o número de pontos conquistados na atual temporada. Foram 652 tentos, ante 406 no ano anterior, levando a briga pelo campeonato até a última etapa, em Abu Dhabi.

Relacionadas

A Ferrari ainda foi capaz encontrar na SF-24 algo que não encontrava há muito tempo: equilíbrio. Sim, houve oscilação durante a temporada e um hiato de pontos pós-GP de Mônaco, mas o time se recuperou e foi perceptível, desde a fábrica até os braços de Charles Leclerc e Carlos Sainz.

Leclerc errou menos, foi mais consistente e venceu corridas importantes no calendário, como Mônaco e Monza, enquanto Sainz completou a forte performance em uma das melhores temporadas de sua carreira. O espanhol foi cirúrgico sob pressão e acumulou pódios e obteve êxitos na Austrália e no México. Em determinado momento, inclusive, houve quem questionou a opção de Maranello em dispensá-lo para a chegada de Lewis Hamilton.

Carlos Sainz (Foto: Ferrari)

Ainda assim, é claro, há espaço para melhora. O jejum do título de equipes já dura 16 anos, desde 2008, quando Kimi Räikkönen e Felipe Massa formavam a dupla ferrarista. A equipe tentou até o fim levar o Mundial de Construtores, mas a McLaren foi capaz de estabelecer um ritmo mais consistente ao longo do ano, especialmente após o GP de Miami.

“Estamos todos decepcionados, mas fizemos o melhor que podíamos. Foi uma corrida muito boa de Charles e Carlos, e no final não ficamos muito longe da McLaren, apenas 14 pontos atrás. Mas não foi hoje que perdemos o campeonato”, começou Vasseur, em entrevista à emissora britânica Sky Sports após o GP de Abu Dhabi.

“No entanto, estamos satisfeitos com o trabalho que fizemos e com as melhorias durante a temporada, bem como com a forma como reagimos quando tivemos problemas”, continuou.

F1 2024, GP DE MÔNACO, MONTE CARLO, SÁBADO, CLASSIFICAÇÃO, FRÉDÉRIC VASSEUR, FERRARI
Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari (Foto: Ferrari)

“Sabemos que não fizemos um trabalho perfeito nesta temporada, que ainda há espaço para melhorias em todos os aspectos. Mas também estou muito orgulhoso e feliz com a jornada, principalmente nos últimos meses. É um bom começo para 2025”, afirmou, antes de avaliar o desempenho do próprio time no decorrer do campeonato. “A nota para esta temporada? 6 ou 7… Sei que sou um pouco rígido, mas há espaço para melhorias e precisamos nos manter motivados”, concluiu.

Para 2025, as expectativas são altas. A Ferrari tem, sim, um carro rápido, um time melhor preparado para vencer corridas e terá o fator Hamilton, importante não só dentro da pista, mas também no trabalho na fábrica italiana.

Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTubeGP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.