Reunião em Montreal termina sem acordo, e equipes seguem debate para formular novo regulamento de pneus para 2016

Os times não conseguiram chegar a um acordo na hora de elaborar um novo regulamento de pneus para a temporada 2016 da F1. Discussão foi iniciada pela Force India, que propôs que a equipes tenham a liberdade de escolher os pneus que querem utilizar em cada etapa

A F1 não conseguiu chegar a um consenso sobre a proposta de alterar o regulamento de pneus para a temporada 2016. De acordo com a publicação norte-americana ‘Motorsport.com’, o impasse aconteceu durante um encontro entre a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e os chefes de equipe do Mundial em Montreal na noite de quinta-feira (4).
 
A ideia original, que foi uma proposta da Force India, era de que os times tivessem mais liberdade para escolher seus pneus, elegendo — com antecedência — quais os compostos gostariam de utilizar entre os quatro fornecidos pela Pirelli.
Os pneus foram o foco da F1 na noite de quinta-feira (Foto: Pirelli)
Entretanto, durante a reunião no Canadá, não foi possível chegar a um acordo na elaboração de regras que atendessem aos desejos das equipes e da fornecedora dos compostos. De acordo com a publicação norte-americana, quatro propostas de regulamento foram apresentadas — por Pirelli, Red Bull, Mercedes e McLaren. 
 
 Entre as ideias apresentadas, estava a opção de ter um total de seis compostos, com três em uso a cada fim de semana; o fim da obrigatoriedade de que os pilotos larguem com os mesmos compostos com que se classificaram; e um sistema ‘curinga’, que permitiria que cada time escolhesse seus próprios compostos quatro ou cinco vezes por ano.
 
A principal preocupação da Pirelli é que os times façam uma escolha radical e depois culpem a companhia italiana por eventuais problemas. A fornecedora deixou claro que as propostas “não devem colocar em risco a segurança ou a reputação da fornecedora de pneus”.
 
Além disso, a Pirelli quer garantir que o novo regulamento resulte em “mais e melhor publicidade para o fornecedor de pneus, transformando a escolha e o uso dos pneus em um ponto de discussão durante e antes do fim de semana de corrida”.
 
A fábrica de Milão também explicou como funcionaria a logística de ter os times selecionando seus próprios compostos, avaliando que os pneus da primeira prova do ano teriam de ser selecionados em novembro do ano anterior, deixando para abril as opções para a reta final da temporada.
 
Agora, os times terão de se reunir novamente para tentar chegar a um consenso sobre a mudança. As propostas precisam de aprovação unânime de todas as equipes.
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