Reunião em posto de gasolina: Piastri revela detalhes de acordo com McLaren na F1

Oscar Piastri revelou que assinou o contrato com a McLaren para estrear na F1 em 2023 em um estacionamento de um posto de gasolina no Reino Unido

Em agosto de 2022, Oscar Piastri chocou a todos do mundo da Fórmula 1 ao desmentir a Alpine, que havia anunciado que contaria com o piloto australiano para a temporada que vem. Pouco depois, anunciou que tinha acertado com a McLaren, onde acabou de completar sua segunda temporada da carreira na F1. Agora, dois anos depois, revelou que a assinatura com a equipe papaia não foi no “lugar mais glamouroso” possível. 

Em entrevista ao portal Gentleman’s Journal, Piastri falou brevemente sobre o período “complicado” que viveu para chegar à F1. Antes de subir à categoria, era piloto da academia da Alpine, mas optou por não substituir Fernando Alonso na esquadra e rumou à McLaren. 

No entanto, a assinatura do contrato com a equipe inglesa aconteceu em um estacionamento de um posto de gasolina, como revelou Piastri na entrevista. Ainda assim, descreveu a sensação do momento como algo “muito especial”. 

“Foi um período bastante complicado de 12 meses para chegar à F1. Assinar meu contrato foi algo muito especial, mesmo com toda a controvérsia ao redor. Foi muito especial”, detalhou. 

Piastri foi centro de disputa entre Alpine e McLaren em 2022 (Foto: Alpine)

“Foi no estacionamento de um posto de gasolina no Reino Unido, então não foi o lugar mais glamouroso para assinar um contrato de F1. Mas mesmo assim, foi uma sensação muito especial”, continuou.

Otmar Szafnauer, chefe de equipe da Alpine na época da ida de Piastri à McLaren, falou sobre o episódio do ponto de vista da equipe francesa em uma entrevista ao podcast High Performance. O dirigente romeno afirmou que tinha uma cláusula para subir o piloto à F1, mas que “os arquivos foram feitos de forma incorreta”, o que liberou-o a assinar com a rival. 

“Oscar era um piloto da academia da Alpine, que se beneficiou do apoio da marca e tinha um contrato após terminar a trajetória na Fórmula 2, com o qual a Alpine tinha a opção de tê-lo como piloto de Fórmula 1, mas esse contrato nunca foi executado. Houve um período de duas semanas em que isso poderia ter sido feito, mas não foi feito. A Alpine perdeu, porque os arquivos foram feitos de forma incorreta”, descreveu. 

A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: FIA divulga imagens e mostra “versão refinada” de carro para F1 2026

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.