Ricciardo diz que atualização da RB merece 2ª chance no Azerbaijão: “Pode ser boa”

A RB aplicou novas atualizações no carro de Yuki Tsunoda para o GP da Itália, mas viu o piloto sofrer com o VCARB 01 ao longo de todo o fim de semana

A RB segue tentando voltar à briga constante por pontos nesta temporada depois de lidar com uma atualização fracassada introduzida no GP da Espanha, em junho. Para isso, um novo pacote foi adotado por Yuki Tsunoda no GP da Itália, mas sem muito sucesso. Ainda assim, Daniel Ricciardo espera testar as novas peças já em Baku, neste fim de semana, antes de descartá-las. 

Tsunoda testou as novas partes no fim de semana em Monza e ficou frustrado com o desempenho do VCARB 01, dizendo que o carro “não chegou perto” de produzir a performance desejada. Após se classificar em 16º e ser eliminado ainda no Q1, o japonês da RB precisou recolher o carro ainda cedo na prova após se chocar com Nico Hülkenberg

Ricciardo, porém, também ficou fora dos pontos e cruzou a linha de chegada em 13º em Monza. Com isso, o australiano espera que o novo pacote gere uma melhora para a equipe, que não pontua há duas corridas. 

“A menos que a equipe veja alguns pontos negativos fortes, o plano é ainda aplicar as atualizações em Baku. Acredito que o que não se pode prever está na pista e, assim, ajustar o carro fica mais complicado. Talvez seja isso que não acertamos para ter toda a aderência disponível, mas é difícil falar sobre isso”, disse. 

Daniel Ricciardo foi apenas o 13º no GP da Itália (Foto: Red Bull Content Pool)

O piloto do #3 também relembrou a última atualização, introduzida na Espanha, que não produziu os resultados desejados e precisou ser descartada. Desde a corrida em Barcelona, inclusive, a RB não conseguiu mais figurar no top-10 com ambos os pilotos em uma mesma prova. 

“Quero acreditar que ainda pode ser boa, porque obviamente a última não foi. Gostaria de pensar que essa é melhor, mas obviamente apenas Yuki tem a experiência e ele disse que teve um fim de semana difícil, então veremos. É algo que definitivamente gostaria de testar em pelo menos uma sessão para ter uma ideia antes de dizer que não é boa”, comentou. 

Por fim, Ricciardo avaliou que Tsunoda pode ter sofrido com as atualizações por conta das características e condições de pista em Monza. Além de ser um circuito de baixo downforce, como o australiano destaca, o asfalto foi recapeado para a edição de 2024 do GP da Itália. 

“Obviamente temos razões para acreditar que é melhor, mas ainda não experimentei, por isso não posso dizer ao certo se está melhor ou não, mas tem sido complicado. Acho que uma combinação de baixo downforce e um novo asfalto produz um cenário bastante difícil para encontrar a aderência e fazer boas voltas”, concluiu. 

A Fórmula 1 volta às pistas neste fim de semana, entre os dias 13 e 15 de setembro, para o GP do Azerbaijão, em Baku.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.