Shwartzman admite avaliar opções após teste na Fórmula E, mas crava: “F1 é o objetivo”

Em conversa exclusiva com o GRANDE PRÊMIO, Robert Shwartzman ressaltou as diferentes experiências acumuladas nos testes de diversas categorias. No entanto, o piloto da Academia Ferrari garantiu que o objetivo para a carreira continua sendo a Fórmula 1

Vice-campeão da Fórmula 2 em 2021, ano que consagrou o título de Oscar Piastri, Robert Shwartzman garantiu que ainda tem a Fórmula 1 como objetivo de carreira para o futuro. Nascido na Rússia e correndo sob a bandeira de Israel, o piloto da Academia Ferrari conversou de forma exclusiva com o GRANDE PRÊMIO e comentou sobre os diferentes testes que fez recentemente, incluindo Fórmula E, Indy e WEC. Porém, assegurou que o sonho de estar na principal categoria do esporte a motor segue vivo.

Depois de substituir Carlos Sainz no TL1 do GP dos Países Baixos, o piloto esteve novamente no cockpit da Ferrari no primeiro treino de Abu Dhabi, além dos testes de pós-temporada — também realizados em Yas Marina.

Desde que deixou a F2 com o vice, Shwartzman disputou apenas o GT World Challenge, campeonato de endurance com carros de turismo, mas se testou em diversas categorias. Apesar da ausência em competições de monopostos, Robert garantiu que a meta é estar pronto para aproveitar qualquer oportunidade que surgir na F1.

“A Fórmula 1 ainda é meu principal objetivo”, garantiu Shwartzman ao GP. “Sei que a vida é difícil, mas não desisti e vou continuar tentando. Ainda acredito que algo pode acontecer no futuro para mudar as coisas, então, nunca se sabe. Estou treinando bastante com a Ferrari, pilotei no TL1 dos Países Baixos e também em Abu Dhabi. Também há os testes de pós-temporada, além de muitos trabalhos no simulador e tudo mais”, destacou.

Shwartzman garantiu que ainda acredita na possibilidade de estar na F1 (Foto: Ferrari)

“Então, estou realmente envolvido com isso e quero acreditar que, em algum momento, isso vai se pagar”, afirmou, sem descartar outras possibilidades para a carreira. “Se não acontecer na Fórmula 1, também considero outras opções — me considero bastante aberto, dependendo das categorias”, pontuou.

Alguns dias depois do GP de São Paulo, em que esteve presente com a Ferrari, Shwartzman viajou ao Bahrein e liderou o teste de novatos do WEC no hipercarro da equipe italiana, cravando a volta mais rápida da sessão já na parte final.

Robert admitiu estar aberto a um ingresso no endurance, mas também ressaltou as participações na Fórmula E e na Indy e disse que gostou do próprio rendimento em todas elas. Assim, caso a Fórmula 1 não surja no horizonte, o piloto acredita estar em boa posição para agarrar qualquer oportunidade que aparecer.

Shwartzman comandou a Ferrari no TL1 e nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi (Foto: Ferrari)

“Sou um piloto de corrida, então, gostaria de estar correndo. Talvez, no futuro, haja uma oportunidade na Ferrari entre os hipercarros, isso seria muito legal. E também temos outras categorias: testei na Fórmula E, na Indy…”, frisou.

“Estou aberto a muitas coisas”, analisou Shwartzman. “Acho que pilotei em todas as categorias, então, acredito ter um pacote completo. Gosto de pensar que fiz um bom trabalho em todas elas”, finalizou.

Além das participações na F1 e no WEC, Shwartzman esteve no teste de novatos da Fórmula E em Berlim e na pré-temporada de Valência no último mês de novembro. O piloto, que defendeu a DS Penske, sofreu com alguns problemas em sua volta rápida na capital alemã e finalizou em sétimo; na Espanha, ocupava os primeiros lugares na tabela de tempos até que o carro da equipe parou na pista.

A bateria do carro, inclusive, sofreu uma pane na garagem da WAE, fornecedora da Fórmula E, e gerou um incêndio que afetou toda a programação da pré-temporada. Com isso, Robert não conseguiu retornar à pista.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.