Rosberg dá troco em Hamilton, reage e fica com pole-position da primeira prova da F1 em Baku

Depois de acompanhar o domínio de Lewis Hamilton em todos os treinos livres, Nico Rosberg conseguiu dar o troco e voltar à velha forma para tentar retomar o comando das ações na F1. E isso começou com a conquista da pole neste sábado (18) para o primeiro GP no Azerbaijão da história

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É de Nico Rosberg a pole-position para o primeiro GP da história da F1 no Azerbaijão. O piloto da Mercedes conseguiu dar o troco no colega Lewis Hamilton, que liderou todos os treinos livres até aqui, e aproveitou como nunca o favoritismo da Mercedes nas ruas estreitas de Baku. É essa a forma que o alemão encontrou para reagir no campeonato, depois das duas vitórias seguidas de Hamilton na temporada. Assim, Rosberg sai pela terceira vez no ano da posição de honra do grid, enquanto a equipe bicampeão celebrou a 60ª pole no Mundial.

E Rosberg ainda contou com um grande erro do principal rival nos momentos decisivos do sábado (18). Hamilton vinha no limite, mas acabou escapando na curva 11 e não teve como terminar sua última tentativa de volta rápida. Por isso, o inglês larga apenas em décimo. A classificação ainda entrou em bandeira vermelha, mas nada disso mudou o fato de que o líder do campeonato tem uma enorme chance agora de voltar a se impor na temporada. Ainda, a pole foi a de número de 25 da carreira do filho de Keke.

Foi ótimo. Foi uma das sessões mais desafiadoras, mas tudo terminou bem”, disse Rosberg. “Durante todo fim de semana, me preparei para isso e a classificação foi realmente ótima. Me senti bem”, completou.

Hamilton vai tentar conter os prejuízos neste domingo. “Ainda não posso realmente dizer quais são as possibilidades, mas, obviamente, tenho que tentar chegar o mais para frente possível amanhã”, destacou o britânico. “Vai ser uma limitação de danos e vou fazer o que puder”, emendou.

A segunda posição do grid ficou com um exuberante Sergio Pérez. Rápido durante praticamente todos os treinos, o mexicano fez valer o acerto da Force India em Baku e acabou sendo premiado pelo acidente com Hamilton, já que era o cara mais próximo da Mercedes. Só vale lamentar que Sergio vai perder cinco posições no grid pela troca de câmbio devido a batida do fim do TL3.

Logo atrás, surgiram Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel, que cravaram o mesmíssimo tempo de 1min44s966. Mas como o autraliano registrou a marca antes, é dele a segunda posição – em função da punição de Pérez.

Entre os pilotos brasileiros, Felipe Massa será o quinto do grid com a Williams, enquanto Felipe Nasr, que chegou a disputar um inesperado Q2 desta vez, vai sair de 16º. E o brasiliense ficou satisfeito com o resultado. “Acho que foi um bom resultado subir ao Q2, fazia tempo que não subíamos. Foi um fim de semana que encaixou tudo, conseguimos uma boa posição de largada para amanhã”, completou o piloto da Sauber logo após a classificação.

Daniel Ricciardo, Nico Rosberg e Sergio Pérez (Foto: Mercedes)

Confira como foi a classificação do GP da Europa de F1

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Como de costume, nem bem o relógio marcava 18h (hora local) em Baku e uma fila de carros já se formava no estreito pit-lane da pista urbana do Azerbaijão, que pela primeira vez sedia uma corrida de F1. E lá foram todos à pista usando os supermacios, o composto mais rápido da Pirelli para este fim de semana. A fornecedora italiana, vale dizer, decidiu reduzir a pressão mínima dos pneus neste sábado, como forma de minimizar danos nos compostos.
 
Voltando ao que importa, os primeiros minutos do Q1 viram uma batalha pela primeira posição da tabela, além de um desempenho forte de Valtteri Bottas já de cara. O ritmo do finlandês impressionou especialmente pela ausência no terceiro treino livre, quando teve o carro danificado ao passar em cima de uma tampa de bueiro solta.
 
A Ferrari e a McLaren também surgiram bem no início, mas foram logo superadas pela Mercedes. A bicampeã mandou logo seus dois pilotos à pista e, como é de se esperar, os dois prateados apareceram imediatamente na ponta, com Nico Rosberg – 1min43s685 – à frente de Lewis Hamilton. E a distância entre os dois era enorme: 0s574.
 
O tricampeão, na verdade, errou em suas tentativas de voltas rápidas. E o que fez o inglês perder mais tempo foi uma escapada na curva 15. Lewis teve sorte e evitou a batida, mas perdeu o melhor desempenho dos vermelhos.  Este não seria o único equívoco do piloto neste sábado.
 
Na sequência, Daniel Ricciardo se colocou atrás dos carros pratas, mas quase 0s9 atrás — nada muito espantoso dada a enorme vantagem da Mercedes no circuito azeri. Bottas, Nico Hülkenberg, Max Verstappen, Sebastian Vettel, Felipe Massa e Daniil Kvyat eram os dez. Enquanto isso, os eliminados eram: Kevin Magnussen, Rio Haryanto, Pascal Wehrlein, Räikkönen, Romain Grosjean e Jenson Button.
 
Mas claro que isso tudo mudaria nos minutos finais. Então, o que aconteceu foi que Felipe Nasr, mesmo enfrentando problemas de freios, conseguiu uma volta limpa para saltar para uma ótima 16ª posição, passando para a segunda fase da classificação.
 
E praticamente só o brasileiro da Sauber conseguiu se safar. Haryanto ainda tentou, mas ficou mesmo em 17º, mas melhor que o companheiro de Manor, Wehrlein. Jenson Button decepcionou com a McLaren ao ficar apenas em 19º, logo à frente de Marcus Ericsson, que deu ainda um toquinho no muro no final. E a última fila vai ter uma melancólica Renault, com Magnussen melhor que Palmer.
 
Enquanto isso, na parte de cima da tabela, Rosberg e Hamilton confirmaram o desempenho, mas viram uma perigosa aproximação da Force India de Sergio Pérez. Ricciardo, Kvyat, Bottas, Sainz, Hülk, Räikkönen, Verstappen, Vettel, Gutiérrez, Massa, Grosjean, Alonso e Nasr foram os demais classificados para o Q2.
Felipe Nasr durante o segundo treino livre da F1 em Baku (Foto: Getty Images)

 


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Nasr no Q2

 
A fase intermediária da sessão classificatória começou já com a impressionante Force India na pista. E quem puxou o pelotão foi Nico Hülkenberg. Esteban Gutiérrez foi seguiu o alemão, trazendo consigo Carlos Sainz e Romain Grosjean. Na sequência, a Williams mandou Massa e Bottas. Todo mundo, claro, em cima dos supermacios. O brasileiro, então, surgiu forte na ponta, andando em 1min44s696, mas foi logo superado pelo colega finlandês, que, por sua vez, perdeu a liderança para Pérez. Quase ao mesmo tempo, Hülk deu um susto ao rodar na curva 16. O alemão teve sorte ao não bater em nada.
 
Essa, entretanto, era uma batalha apenas entre os 'normais'. Isso porque Nico Rosberg apareceu assustador minutos depois, quando virou 1min42s520 – o tempo, inclusive, foi 1s1 mais veloz que a própria marca na primeira parte da sessão. Pérez (+1s7), Vettel, Bottas, Räikkönen, Massa, Grosjean, Hamilton, Ricciardo e Kvyat completavam as posições de classificação para o Q3.
 
Aí vieram os quatro minutos finais. E Verstappen logo surgiu em quarto, enquanto Kvyat apareceu em sétimo. Ao mesmo tempo, Hamilton saía para sua última tentativa, mas acabou errando logo no giro de saída dos boxes. Na bolha, o inglês passou reto na curva 7. De novo, não bateu e pode dar ré para voltar ao treino, com apenas 1 minuto. Ainda assim, o tricampeão conseguiu o segundo tempo, garantindo posição na fase decisiva.
 
No fim das contas, além das duas Mercedes, Pérez, Ricciardo, Verstappen, Vettel, Bottas, Räikkönen, Kvyat e Massa passaram ao Q3. Grosjean ficou mesmo com o 11º, à frente de Hülk, Sainz, Alonso, Gutiérrez e Nasr.

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Hamilton bate. E Rosberg é pole

A terceira e última fase da classificação começou com a Red Bull de Daniel Ricciardo na frente. Mas o tempo não foi suficiente para mantê-lo na ponta, assim o australiano foi logo superado pelo incrível Sergio Pérez, que já estabeleceu 1min43s515, para liderar o início do Q3.

Rapidamente, Sebastian Vettel se colocou ali em terceiro, logo à frente de Kimi Räikkönen e Felipe Massa. E foi neste momento que a sessão viu o lance decisivo. Enquanto Nico Rosberg cravava a pole em 1min42s758, Lewis Hamilton vinha no limite e acabou batendo na curva 11. O incidente o tirou da briga e provocou uma bandeira vermelha com dois minutos para o fim.

Lewis não teve outra opção a não ser voltar aos boxes a pé.

A sessão ainda foi reiniciada e viu um quase incidente entre Vettel e Bottas ainda nos pits. Mesmo com o pouquíssimo tempo, ainda houve quem conseguiu melhorar de posição, como Ricciardo, que pulou para a segunda fila, com o terceiro posto. Vettel ficou mesmo em quarto – apesar de ter cravado o mesmo tempo do ex-colega de Red Bull -, enquanto Räikkönen, Massa, Kvyat, Bottas, Verstappen e Hamilton completaram os dez primeiros. A primeira fila terá, portanto, Rosberg e Pérez.

A corrida em Baku, a oitava da temporada 2016, tem largada marcada para as 10h (de Brasília).
 

F1, GP da Europa, Baku, grid de largada:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:42.758   16
2 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   1:43.966 +1.208 20
3 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   1:43.966 +1.208 19
4 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:44.269 +1.511 19
5 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:44.483 +1.725 15
6 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI   1:44.717 +1.959 25
7 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES P+5 1:43.515 +0.757 20
8 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:45.246 +2.488 18
9 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER   1:45.570 +2.812 20
10 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   2:01.954 +19.196 17
11 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   1:44.755 +1.997 15
12 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:44.824 +2.066 14
13 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   1:45.000 +2.242 17
14 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   1:45.270 +2.512 15
15 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI   1:45.349 +2.591 16
16 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:46.048 +3.290 13
17 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES   1:45.665 +2.907 8
18 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES   1:45.750 +2.992 9
19 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:45.804 +3.046 7
20 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI   1:46.231 +3.473 10
21 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   1:46.348 +3.590 9
22 30 JOLYON PALMER ING RENAULT   1:46.394 +3.636 9
    TEMPO 107% Q1     1:49.951 +7.193  
 
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