Rosberg dá troco em Hamilton, reage e fica com pole-position da primeira prova da F1 em Baku
Depois de acompanhar o domínio de Lewis Hamilton em todos os treinos livres, Nico Rosberg conseguiu dar o troco e voltar à velha forma para tentar retomar o comando das ações na F1. E isso começou com a conquista da pole neste sábado (18) para o primeiro GP no Azerbaijão da história
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
determinarTipoPlayer(“15900029”, “2”, “0”);
Relacionadas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
É de Nico Rosberg a pole-position para o primeiro GP da história da F1 no Azerbaijão. O piloto da Mercedes conseguiu dar o troco no colega Lewis Hamilton, que liderou todos os treinos livres até aqui, e aproveitou como nunca o favoritismo da Mercedes nas ruas estreitas de Baku. É essa a forma que o alemão encontrou para reagir no campeonato, depois das duas vitórias seguidas de Hamilton na temporada. Assim, Rosberg sai pela terceira vez no ano da posição de honra do grid, enquanto a equipe bicampeão celebrou a 60ª pole no Mundial.
E Rosberg ainda contou com um grande erro do principal rival nos momentos decisivos do sábado (18). Hamilton vinha no limite, mas acabou escapando na curva 11 e não teve como terminar sua última tentativa de volta rápida. Por isso, o inglês larga apenas em décimo. A classificação ainda entrou em bandeira vermelha, mas nada disso mudou o fato de que o líder do campeonato tem uma enorme chance agora de voltar a se impor na temporada. Ainda, a pole foi a de número de 25 da carreira do filho de Keke.
“Foi ótimo. Foi uma das sessões mais desafiadoras, mas tudo terminou bem”, disse Rosberg. “Durante todo fim de semana, me preparei para isso e a classificação foi realmente ótima. Me senti bem”, completou.
Já Hamilton vai tentar conter os prejuízos neste domingo. “Ainda não posso realmente dizer quais são as possibilidades, mas, obviamente, tenho que tentar chegar o mais para frente possível amanhã”, destacou o britânico. “Vai ser uma limitação de danos e vou fazer o que puder”, emendou.
A segunda posição do grid ficou com um exuberante Sergio Pérez. Rápido durante praticamente todos os treinos, o mexicano fez valer o acerto da Force India em Baku e acabou sendo premiado pelo acidente com Hamilton, já que era o cara mais próximo da Mercedes. Só vale lamentar que Sergio vai perder cinco posições no grid pela troca de câmbio devido a batida do fim do TL3.
Logo atrás, surgiram Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel, que cravaram o mesmíssimo tempo de 1min44s966. Mas como o autraliano registrou a marca antes, é dele a segunda posição – em função da punição de Pérez.
Entre os pilotos brasileiros, Felipe Massa será o quinto do grid com a Williams, enquanto Felipe Nasr, que chegou a disputar um inesperado Q2 desta vez, vai sair de 16º. E o brasiliense ficou satisfeito com o resultado. “Acho que foi um bom resultado subir ao Q2, fazia tempo que não subíamos. Foi um fim de semana que encaixou tudo, conseguimos uma boa posição de largada para amanhã”, completou o piloto da Sauber logo após a classificação.
Confira como foi a classificação do GP da Europa de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Nasr no Q2
#GALERIA(5701)
Hamilton bate. E Rosberg é pole
A terceira e última fase da classificação começou com a Red Bull de Daniel Ricciardo na frente. Mas o tempo não foi suficiente para mantê-lo na ponta, assim o australiano foi logo superado pelo incrível Sergio Pérez, que já estabeleceu 1min43s515, para liderar o início do Q3.
Rapidamente, Sebastian Vettel se colocou ali em terceiro, logo à frente de Kimi Räikkönen e Felipe Massa. E foi neste momento que a sessão viu o lance decisivo. Enquanto Nico Rosberg cravava a pole em 1min42s758, Lewis Hamilton vinha no limite e acabou batendo na curva 11. O incidente o tirou da briga e provocou uma bandeira vermelha com dois minutos para o fim.
A sessão ainda foi reiniciada e viu um quase incidente entre Vettel e Bottas ainda nos pits. Mesmo com o pouquíssimo tempo, ainda houve quem conseguiu melhorar de posição, como Ricciardo, que pulou para a segunda fila, com o terceiro posto. Vettel ficou mesmo em quarto – apesar de ter cravado o mesmo tempo do ex-colega de Red Bull -, enquanto Räikkönen, Massa, Kvyat, Bottas, Verstappen e Hamilton completaram os dez primeiros. A primeira fila terá, portanto, Rosberg e Pérez.
A corrida em Baku, a oitava da temporada 2016, tem largada marcada para as 10h (de Brasília).
F1, GP da Europa, Baku, grid de largada:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:42.758 | 16 | ||
2 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:43.966 | +1.208 | 20 | |
3 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:43.966 | +1.208 | 19 | |
4 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:44.269 | +1.511 | 19 | |
5 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:44.483 | +1.725 | 15 | |
6 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 1:44.717 | +1.959 | 25 | |
7 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | P+5 | 1:43.515 | +0.757 | 20 |
8 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:45.246 | +2.488 | 18 | |
9 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 1:45.570 | +2.812 | 20 | |
10 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 2:01.954 | +19.196 | 17 | |
11 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:44.755 | +1.997 | 15 | |
12 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:44.824 | +2.066 | 14 | |
13 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:45.000 | +2.242 | 17 | |
14 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:45.270 | +2.512 | 15 | |
15 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | 1:45.349 | +2.591 | 16 | |
16 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:46.048 | +3.290 | 13 | |
17 | 88 | RIO HARYANTO | INA | MANOR MERCEDES | 1:45.665 | +2.907 | 8 | |
18 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:45.750 | +2.992 | 9 | |
19 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:45.804 | +3.046 | 7 | |
20 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:46.231 | +3.473 | 10 | |
21 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | 1:46.348 | +3.590 | 9 | |
22 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:46.394 | +3.636 | 9 | |
TEMPO 107% | Q1 | 1:49.951 | +7.193 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);