As chances da F1 não passar pela Alemanha estão mexendo com os ânimos dos alemães envolvidos na categoria. Niki Lauda falou pela Mercedes, agora Nico Rosberg foi outro a se manifestar.
O atual vice-campeão lamentou a falta de certeza sobre a realização do GP alemão em 2015, especialmente após Bernie Ecclestone sinalizar com a probabilidade da retirada do país do calendário.
Nico Rosberg (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
"Desde que eu me recordo existe um GP da Alemanha e é lendário, como o da Inglaterra. Partes fundamentais da temporada da F1. Me deixa muito desapontado que não tenha sido fixado ainda no calendário", disse.
O piloto ainda ressaltou a tradição do país no esporte, especialmente com os personagens que tem na atualidade, como ele mesmo, a Mercedes e Sebastian Vettel, além de Nico Hülkenberg.
"Existem tantos fãs na Alemanha, e o país é tão representativo no esporte comigo, Sebastian e outros alemães e a Mercedes. Grande parte da F1 é a Alemanha, então espero que seja resolvido", concluiu.
Segundo o chefão da F1, uma decisão sobre a realização ou cancelamento do GP deve sair nos próximos dias. Enquanto isso, a categoria se prepara para a próxima bateria de testes de pré-temporada, entre 19 e 22 de fevereiro, em Barcelona. O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' com o repórter Renan do Couto e o fotógrafo Xavi Bonilla.
OS 10+ DA PRIMEIRA SEMANA
Por quatro dias, oito equipes marcaram presença no circuito de Jerez, na Espanha, para os primeiros testes da pré-temporada. Naturalmente, a curiosidade para se acompanhar as atividades na pista andaluz era grande, e também há diversos pontos a se destacar após essa primeira bateria de treinos coletivos. A liderança da Ferrari, o dia em que o brasileiro Felipe Nasr foi o mais rápido, os problemas da McLaren e a pintura da Red Bull foram alguns dos aspectos que chamaram a atenção.
O SOM AO REDOR
Tempos mais baixos, menos problemas e mais barulho. Dá para resumir assim, do ponto de vista dos motores V6 turbo, a semana de testes da F1 em Jerez de la Frontera, abrindo a pré-temporada de 2015. Introduzidas em 2014, essas unidades de força que atrelam sistemas híbridos ao motor de combustão interna vêm recebendo muitas críticas desde o princípio desta nova era.
Há cabos eleitorais fortes que pedem a mudança do regulamento — a alternativa mais defendida neste momento é a adoção de propulsores com 1000 cavalos de potência. Mas é incontestável como, com o passar do tempo, nota-se uma evolução.
Leia a matéria especial do CONTA-GIRO desta semana no GRANDE PRÊMIO.
FORA DE NOVO
O momento da Force India não é bom. Após perder a primeira bateria de testes em Jerez, o time indiano está fora da segunda sessão de treinos coletivos, que acontece em Barcelona e corre o risco de perder a terceira também. A confirmação veio nesta sexta-feira (6) por meio do chefe-adjunto do time Bob Fernley à BBC, que citou a falência de Marussia e Caterham e a demora para assinar contrato para ter o túnel de vento da Toyota como principais fatores para o atraso na produção do VJM08.
Fernley garantiu que não há a menor possibilidade do VJM08 estar pronto para a segunda bateria de testes, agora em Barcelona, mas explicou que a intenção do time é ter o novo carro pronto para a última sessão de testes.