Rosberg segura ataque de Ricciardo, vence no 200º GP da carreira na F1 e vira jogo contra Hamilton no campeonato
Nico Rosberg não deu chances a ninguém e nem a nada no GP de Cingapura neste domingo (18). O alemão brilhou e conquistou uma importante vitória para suas ambições no campeonato, se tornando líder do Mundial novamente. A vitória ainda veio em sua corrida de número 200 na F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Nico Rosberg iluminou as ruas de Cingapura com uma vitória categórica neste domingo (17) – a oitava da temporada. E deu um passo importantíssimo para suas ambições de título em 2016. Na verdade, o triunfo começou a se desenhar ainda no sábado, quando o alemão da Mercedes voou em Marina Bay para garantir uma pole-position que hoje o colocou em uma forte posição para virar o jogo contra Lewis Hamilton na batalha que ambos travam pelo campeonato mundial. E Nico ainda teve o capricho de celebrar seu 200º GP na carreira com uma conquista que pode mudar sua história na maior das categorias.
O filho de Keke Rosberg só não liderou as voltas em que precisou trocar os pneus, mas, de resto, foi impecável. Rápido e preciso, Nico não deu chances a ninguém – leia-se aí o ataque final da Red Bull com um pit-stop certeiro de Daniel Ricciardo – e a nada – o carro prata exigiu um cuidado além do normal desta vez, sobretudo com relação aos freios. Mas o vencedor levou tudo à sério demais e agora retoma a liderança do Mundial, com 273 pontos, contra 265 de Hamilton, faltando apenas seis corridas para o fim da temporada.
Hamilton, aliás, foi ao pódio. Terceiro, atrás de Nico e Daniel. O inglês em nenhum momento teve chance de disputar a vitória e ainda teve de contar com uma astuta estratégia da Mercedes para vencer Kimi Räikkönen no fim – também contando com certa hesitação da Ferrari na parte final da corrida asiática.
Sebastian Vettel foi outro grande nome da prova. Saindo da última colocação, o tetracampeão cruzou a linha de cheda na quinta posição, bem à frente de Max Verstappen e Fernando Alonso. Sergio Pérez, Daniil Kvyat e Kevin Magnussen completaram a lista dos dez primeiros. Felipe Massa terminou a corrida em 12º, uma posição à frente de Felipe Nasr.
Confira como foi o GP de Cingapura de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Antes mesmo do apagar das luzes no grid em Marina Bay, Romain Grosjean se tornava o primeiro abandono da corrida. A Haas já havia trocado o câmbio do carro do francês por conta do acidente na classificação, mas no momento de ir à pista, uma falha de freio o impediu de disputar a prova. Outro que sofreu trocas antes da corrida foi Sebastian Vettel. A Ferrari aproveitou a última colocação do tetracampeão para mudar o motor e também a caixa de câmbio.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Tocado, o alemão da Force India rodou na reta e ainda bateu na mureta de proteção do lado interno da pista – o piloto saiu ileso, mas a corrida precisou da intervenção da direção de prova. Por conta dos detritos e do resgate do carro de Hülkenberg, o safety-car foi acionado logo na primeira volta.
Enquanto isso, a Mercedes voltava a alertar Rosberg sobre os freios. Ao mesmo tempo, Ricciardo usou a volta 33 para buscar os pneus amarelos nos boxes. Na pista, Hamilton deu uma esparramada na curva e Kimi não perdoou, tomando a segunda posição. Só que isso tudo mudou rapidinho na sequência. Isso porque o líder também foi aos boxes, assim como o finlandês. Ambos voltaram com os amarelos. Lewis foi na 35. E também voltou de macios.
Não percamos as contas. Depois das paradas e com metade da prova completada, Rosberg manteve a ponta, com 5s1 de vantagem para Ricciardo. A ultrapassagem na pista também deu a Räikkönen a vantagem após os pits, e o finlandês se colocou em terceior, à frente de Hamilton. Mais atrás, Vettel surgiu um impressionante quinto lugar, conquistado após uma bela manobra para cima de Kvyat. Magnussen, Verstappen, Alonso e Pérez completavam os dez primeiros. Massa era o 11º, quatro colocações à frente de Nasr.
A Williams, então, chamou o Bottas para os pits na volta 38 das 61 da corrida. O finlandês se tornou o terceiro abandono da prova. O piloto havia sofrido um incidente logo no início e ainda enfrentava um problema com o cinto de segurança. Mas a razão foi mesmo um falha mecânica.
A Red Bull colocou pneus supermacios em seu carro no fim, e o australiano voou, descontando em pouco mais de 11 voltas uma diferença acima de 20s. Mas a Rosberg soube administrar bem os macios gastos e não deu chance. No fim, Ricciardo cruzou a linha de chegada a menos de meio segundo do novo líder do campeonato.
Hamilton assegurou o lugar no pódio com o terceiro lugar. Räikkönen terminou mesmo em quarto, com um impressionante Vettel em quinto.
A F1 volta daqui a duas semanas com o GP da Malásia, em 2 de outubro.
F1, GP de Cingapura, Marina Bay, final:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:55:48.950 | 61 voltas | |
2 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | +0.488 | ||
3 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | +8.038 | ||
4 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +10.219 | ||
5 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | +27.694 | ||
6 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | +1:11.197 | ||
7 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | +1:29.198 | ||
8 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +1:51.062 | ||
9 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | +1:51.557 | ||
10 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | +1:59.952 | ||
11 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | +1 volta | ||
12 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +1 volta | ||
13 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
14 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | +1 volta | ||
15 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | +1 volta | ||
16 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | +1 volta | ||
17 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
18 | 88 | ESTEBAN OCON | FRA | MANOR MERCEDES | +2 voltas | ||
22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | NC | |||
77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | NC | |||
27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | NC | |||
8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | NC | |||
MELHOR VOLTA | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:47.187 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);