Sábado de classificação na Hungria começa sem chuva, mas com pista úmida

A combinação de chuva noturna com lenta drenagem significa que o Hungaroring amanheceu com asfalto ainda molhado. Ainda não chove, apesar do risco elevado durante a tarde

Depois da tarde bastante chuvosa no Hungaroring, o sábado (18) da Fórmula 1 começou com condições mais aprazíveis. Apesar do céu ainda carregado e ameaçador, não chove no autódromo horas antes do terceiro treino livre e da definição do grid de largada.

Com risco de chuva medido pelo Weather Channel na casa de apenas 15% durante a manhã, não chega a surpreender. O risco de intempérie fica sério é na tarde, quando chega à casa dos 50%.

A sexta-feira da F1 já teve chuva aos montes (Foto: Ferrari)

Independente das probabilidade de água, o asfalto do Hungaroring já está úmido. A lenta drenagem, aliada a uma nova pancada de chuva durante a noite, criou tal situação. Com a F3 realizando sua primeira corrida do fim de semana antes do TL3, equipes de F1 ganham uma chance final de ver a pista secar com maior velocidade.

O maior risco de chuva ainda é no domingo. O Weather Channel aponta também risco de até 60% de chuva antes da largada. A probabilidade continua, mas progressivamente menor com o passar das horas. Ou seja, é possível que as atividades remanescentes do fim de semana sejam todas com asfalto pelo menos um pouco molhado.

Lewis Hamilton liderou o TL1 de sexta-feira, sobrando com pneus médios. No TL2, de condições chuvosas e com poucos pilotos na pista, foi Sebastian Vettel quem liderou a tabela de tempos.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube