Sábado de classificação na Hungria começa sem chuva, mas com pista úmida

A combinação de chuva noturna com lenta drenagem significa que o Hungaroring amanheceu com asfalto ainda molhado. Ainda não chove, apesar do risco elevado durante a tarde

Depois da tarde bastante chuvosa no Hungaroring, o sábado (18) da Fórmula 1 começou com condições mais aprazíveis. Apesar do céu ainda carregado e ameaçador, não chove no autódromo horas antes do terceiro treino livre e da definição do grid de largada.

Com risco de chuva medido pelo Weather Channel na casa de apenas 15% durante a manhã, não chega a surpreender. O risco de intempérie fica sério é na tarde, quando chega à casa dos 50%.

A sexta-feira da F1 já teve chuva aos montes (Foto: Ferrari)

Independente das probabilidade de água, o asfalto do Hungaroring já está úmido. A lenta drenagem, aliada a uma nova pancada de chuva durante a noite, criou tal situação. Com a F3 realizando sua primeira corrida do fim de semana antes do TL3, equipes de F1 ganham uma chance final de ver a pista secar com maior velocidade.

O maior risco de chuva ainda é no domingo. O Weather Channel aponta também risco de até 60% de chuva antes da largada. A probabilidade continua, mas progressivamente menor com o passar das horas. Ou seja, é possível que as atividades remanescentes do fim de semana sejam todas com asfalto pelo menos um pouco molhado.

Lewis Hamilton liderou o TL1 de sexta-feira, sobrando com pneus médios. No TL2, de condições chuvosas e com poucos pilotos na pista, foi Sebastian Vettel quem liderou a tabela de tempos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.