Sainz, Hülkenberg e Stroll recebem só advertências por volta lenta no Q3 em Monza

Deu quase em nada a estranha volta lenta de saída dos boxes no fim do Q3 da classificação do GP da Itália, neste sábado (7). Carlos Sainz, Lance Stroll e Nico Hülkenberg foram chamados à torre dos comissários e escaparam apenas com advertências. Sebastian Vettel também não sofreu punição por conta de teoricamente ter excedido os limites de pista no Q2

Tão logo se encerrou a estranha classificação do GP da Itália na tarde deste sábado (7), em Monza, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou que a polêmica última volta da sessão no Q3 foi posta sob investigação dos comissários de prova. No fim das contas, apenas três pilotos foram chamados à torre dos comissários para prestar esclarecimentos. Mas Lance Stroll, Nico Hülkenberg e Carlos Sainz sofreram a sanção mais leve: apenas uma advertência pelo incidente.

A polêmica começou quando restavam pouco menos de 2 minutos para o desfecho da sessão. O Q3 foi interrompido com bandeira vermelha por conta da batida sofrida por Kimi Räikkönen na curva Parabolica. O cronômetro ficou travado em 6min35s. Mesmo quando a sessão foi retomada, as equipes deixaram para mandar seus pilotos para a pista para fazer as derradeiras voltas rápidas no limite. Só que a volta de saída dos boxes, com Carlos Sainz, Nico Hülkenberg, Charles Leclerc e Sebastian Vettel puxando a fila, foi muito lenta, fora do normal.

Resultado: apenas Sainz, dos nove pilotos que estavam na pista naquele momento, conseguiu abrir volta rápida, mas não o bastante para sair da sétima colocação. Alexander Albon e Lance Stroll sequer conseguiram registrar tempo na fase final do treino. 

O anticlímax no fim do Q3 da classificação do GP da Itália neste sábado (Foto: Reprodução)

Hülkenberg foi o primeiro a ser ouvido pelos comissários Sainz e Stroll também foram chamados à torre para prestar esclarecimentos. Quase quatro horas depois do desfecho da classificação, ficou definido que nenhum dos pilotos sofreria uma sanção mais séria, sendo aplicadas assim advertências aos três.

Quem também foi investigado, mas por um incidente ocorrido no Q2, foi Sebastian Vettel. Uma das câmeras da transmissão mostrou que Vettel passou com as quatro rodas fora dos limites da pista na curva Parabolica, justamente onde estava postada uma salsicha, que foi removida depois do grave acidente sofrido por Alex Peroni na corrida 1 da F3, neste sábado. Ficou determinado, desde o terceiro treino da F1, que os pilotos que passassem pelo setor com as quatro rodas fora da faixa branca teriam a respectiva volta excluída. Foi o que aconteceu no TL3 com Romain Grosjean e Kevin Magnussen, por exemplo.

No treino classificatório, quem mais chamou a atenção pela manobra foi Vettel, que era então um dos candidatos à pole em Monza. No entanto, apesar do tempo que os comissários tiveram para analisar o incidente, mesmo depois da bandeira vermelha causada por Kimi Räikkönen, o julgamento do caso ficou para depois do desfecho do treino classificatório.

Entretanto, após análise das câmeras de transmissão, não ficou claro para os comissários que Vettel cometeu a infração nesta tarde. Assim, o alemão escapou da punição.

“Os comissários revisaram vários ângulos da câmera, alguns dos quais pareciam mostrar que os pneus não tocaram com a linha branca na borda da pista. No entanto, outros ângulos pareciam mostrar a parte da roda dianteira, quando vista de cima, poderia estar dentro dos limites da linha branca. Isso lançou um elemento de dúvida que é considerado significativo o suficiente para dar o ‘benefício da dúvida’ ao piloto em questão”, diz o documento que absolveu Seb.

Para falar que não houve punição depois da classificação deste sábado, a Alfa Romeo teve de trocar o câmbio do carro de Räikkönen por conta da batida. Assim, o finlandês vai perder cinco posições no grid do GP da Itália deste domingo.

A largada do GP da Itália de Fórmula 1 está marcada para 10h10 (horário de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Paddockast #32
AS PISTAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.