Sauber confirma Sirotkin como piloto de testes para 2014: “Objetivo continua sendo prepará-lo para a F1”

Russo chegou a ter estreia dada como certa na equipe suíça, mas foi relegado em função da permanência de Esteban Gutiérrez e da chegada de Adrian Sutil. Sem ressentimentos, contudo, piloto comemorou acerto: "É importante ter uma boa oportunidade como essa"

 
Depois de anunciar um acordo financeiro com empresas russas já na segunda metade da temporada 2013 da F1, a Sauber dava como certa a entrada de Sergey Sirotkin em um de seus carros a partir de 2014. Desde o início, contudo, a estreia precoce do jovem de 18 anos chamou a atenção e recebeu críticas das pessoas envolvidas com a categoria.
 
Aos poucos, sua estreia no time suíço passou a ser colocada em cheque. Outros nomes surgiram, como os de Felipe Nasr e Sergio Pérez, mas a esquadra de Hinwill optou por manter Esteban Gutiérrez e trouxe Adrian Sutil para o lugar de Nico Hülkenberg.
Sergei Sirotkin será piloto de testes da Sauber em 2014 (Foto: ISR)
Sirotkin, contudo, não ficou na mão: Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, confirmou o acerto com o fedelho russo para o cargo de piloto de testes e reserva em 2014.
 
"Trabalhamos com Sergey desde agosto, e ele tem sido capaz de ganhar mais e mais conhecimento sobre a F1", disse ela. "Agora ele está dando o próximo passo para o nível mais alto do automobilismo em seu novo papel como piloto de testes."
 
Monisha também elogiou as qualidades do pupilo. "Nossa experiência dele é a de um piloto muito focado, calmo e talentoso. Agora, vamos continuar a apoiá-lo, incluindo a obtenção de sua superlicença. Nosso objetivo continua sendo prepará-lo para a estreia na F1."
 
Satisfeito, Sirotkin comemorou a chance."É uma grande oportunidade para mim. Vou trabalhar duro para melhorar a mim mesmo e para tirar o máximo dessa oportunidade. A F1 é muito complexa, por isso é importante ter uma boa oportunidade como esta."
 
"Meu foco principal no próximo ano, no entanto, será a World Series, que é muito competitiva. Isso vai me dar a chance de me preparar ainda melhor, a fim de estar pronto para o próximo grande passo", completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.