Sauber quer “entender como ajudar” Zhou em 2024, mas avisa: “Não há espaço para erros”

Xavier Pujolar, chefe de engenharia da Sauber, enfatizou que a equipe tentará entender como melhorar o desempenho do piloto chinês para diminuir os erros

Guanyu Zhou seguirá para seu terceiro ano de Fórmula 1 em 2024 mas, antes mesmo da temporada começar, já foi avisado: não pode cometer erros. Quem deu o recado foi Xavier Pujolar, chefe de engenharia da Sauber, que vai assumir as rédeas do time até a chegada da Audi em 2026 — a marca italiana Alfa Romeo, por outro lado, está fadada a deixar a categoria.

“Em algumas condições tem sido um pouco mais difícil e estamos tentando entender o que podemos dar a ele com o carro e como podemos trabalhar com os pneus, apenas para garantir que ele seja mais consistente”, explicou ele.

“Ele fica um pouco mais sensível ao que está sentindo. As diferenças não são grandes, mas em termos de posições são grandes, por isso precisamos trabalhar nisso para o próximo ano. Não há espaço para pequenas quedas ou erros”, continuou.

Em 2022, a equipe foi sexta colocada no Mundial de Construtores. Já em 2023, com apenas 16 pontos, ficou em nono. Os muitos problemas e o ‘sumiço’ dos carros ao longo do ano não ajudaram. Valtteri Bottas finalizou o campeonato em 15º lugar na tabela; Zhou foi 18º.

Guanyu Zhou seguirá na F1 em 2024 (Foto: Alfa Romeo)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Muitos dos nossos principais rivais desde o início da temporada foram capazes de mudar enormemente, provavelmente introduziram um carro novo ou ‘carro B’ ao longo da temporada e deram um grande passo em frente”, admitiu Zhou após a etapa em Abu Dhabi.

“Teremos um carro completamente novo [em 2024], então terá um visual diferente. Não posso dizer mais do que isso. Mas, sim, já estamos planejando algumas corridas pela frente. Tudo está indo muito bem em casa. Então, estou ansioso para tentar, sim”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.