Sauber admite “longa noite” no GP do Bahrein e lamenta por Bortoleto: “Tentamos”
Chefe da Sauber, Jonathan Wheatley explicou que a equipe testou vários cenários com Gabriel Bortoleto, mas não encontrou o ritmo necessário no Bahrein. Nico Hülkenberg até conseguiu bom desempenho, mas acabou desclassificado após a corrida
Sem pontos novamente na Fórmula 1, a Sauber deixou o GP do Bahrein, disputado neste domingo (31), na última colocação do Mundial de Construtores. Nico Hülkenberg até cruzou a linha de chegada na 13ª posição, mas acabou desclassificado devido ao desgaste excessivo na prancha do assoalho. Gabriel Bortoleto, por sua vez, chegou em 18º, à frente do alemão e Carlos Sainz — que abandonou. A Alpine, então, deixou o time para trás com o sétimo lugar de Pierre Gasly.
Chefe da equipe, Jonathan Wheatley explicou que a Sauber explorou diversas possibilidades para tentar fazer Bortoleto ganhar ritmo, mas não conseguiu executar a tarefa. Falando ainda antes da punição a Hülkenberg ser oficializada, o dirigente disse ter aprovado a corrida do alemão.
“A noite de hoje foi longa no pit-wall”, admitiu Wheatley. “Tentamos diferentes estratégias e compostos, mas nenhum deles pareceu dar a Gabriel a vantagem de ritmo que ele precisava para avançar no tráfego. Nico, por outro lado, entregou uma corrida muito consistente — apesar de uma batida. Com algumas punições a competidores que ficaram à frente, ele conseguiu um 13º lugar”, disse.
O chefe ainda disse que a equipe conseguiu identificar alguns sinais positivos no carro, e o objetivo a partir de agora é analisar os dados para a etapa da próxima semana, na Arábia Saudita. A Sauber ocupa a décima e última posição no Mundial de Construtores, com os mesmos seis pontos da Alpine.
“Por mais que tenhamos terminado a corrida perto dos pontos, também reconhecemos alguns fatores que levaram a isso. Agora, é hora de reagrupar, focar novamente e analisar o fim de semana para descobrir qualquer performance não explorada”, finalizou o chefe da Sauber.
A Fórmula 1 volta de 18 a 20 de abril em Jedá, palco do GP da Arábia Saudita, quinta etapa da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2


