Sauber promete “decisão em breve” e vê piloto jovem como “opção a médio e longo prazo”
Representante da Sauber, Alessandro Alunni Bravi afirmou que a escolha do companheiro de equipe de Nico Hülkenberg em 2025 tem sido uma das principais deliberações de Mattia Binotto
A Sauber confirmou que se vê diante de um dilema entre ter um piloto experiente ao lado do já veterano Nico Hülkenberg em 2025 ou apostar em um “jovem talento com perspectiva de médio e longo prazo”. Essas foram as palavras do atual representante da equipe, Alessandro Alunni Bravi, ressaltando ainda que esta tem sido uma das principais deliberações de Mattia Binotto desde que assumiu a chefia do projeto.
Mesmo sem citar nomes, o próprio Binotto já havia falado anteriormente que a figura jovem, no caso, é Gabriel Bortoleto, vice-líder da Fórmula 2 e que integra a academia de pilotos da McLaren. A equipe papaia, aliás, liberou o brasileiro para negociar com o time de Hinwil, mas há um impasse ainda quanto à duração do contrato, já que a McLaren aceita empréstimo por dois anos, conforme apurou o GRANDE PRÊMIO.
O outro é Valtteri Bottas, que demonstrou confiança na renovação ao falar com os jornalistas presentes em Baku, porém Alunni Bravi enfatizou que a decisão final “será tomada em breve”.
“Estamos equilibrando todas as opções e avaliando todos os prós e contras”, começou o dirigente ao site oficial da F1. “Claro, temos experiência a curto prazo de um lado e um jovem talento com uma perspectiva de médio e longo prazo fazendo parte do projeto do outro”, completou Alunni Bravi, sem citar nominalmente Gabriel.
“Então, qual é a avaliação que Mattia está fazendo? Há candidatos em ambos os lados, começando por Valtteri, nosso piloto, e sabemos o quão experiente ele é e a contribuição que deu a nós nos últimos três anos”, continuou o líder da Sauber.
“Estamos avaliando um jovem talento porque também será importante ter em nossa equipe no futuro, sem dúvida, os melhores talentos. Portanto, é a avaliação que estamos fazendo desde a nomeação de Mattia. Claro que há muitos dossiês sobre a mesa dele, este é dos mais importantes e acredito que a decisão será tomada em breve”, completou o italiano.
Em seguida, Alunni Bravi foi questionado se o processo de escolha tem sido tranquilo ou é algo de tirar o sono, mas afirmou que se trata de um momento “muito importante”.
“Pilotos são o diferencial de desempenho mais importante em uma equipe, então não se pode subestimar a importância desse processo. E quando se tem uma mudança de liderança, claro que é preciso dar tempo para Mattia conversar com eles para entender também como pode ser esse relacionamento. Se estiver de acordo com a visão dele e a estratégia que temos, acho normal falar com todos”, seguiu.
“Não é que estejamos adotando uma abordagem oportunista porque somos a última equipe com vaga disponível, e sim porque queremos avaliar adequadamente todas as oportunidades. E tenho certeza de que tomaremos a decisão certa para a equipe”, encerrou Alunni Bravi.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (14), o TL3 abre o dia às 5h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: McLaren favorita e Red Bull em apuros: como F1 parte para incógnito GP do Azerbaijão