Vettel minimiza ter só um dia e meio de teste pela Aston Martin: “Não estou preocupado”

Com apenas três dias de pré-temporada, entre 12 e 14 de março no Bahrein, cada equipe tende a dividir o período de forma igual entre seus pilotos. Sebastian Vettel já sabe que terá somente um dia e meio para se acostumar com o carro da Aston Martin antes do começo do campeonato, mas isso parece não ser um problema para o tetracampeão

Diante de uma Fórmula 1 com poucas mudanças — principalmente no assoalho e na construção dos pneus — para 2021, os carros como um todo vão sofrer poucas mudanças, o que motivou a categoria a reduzir ainda mais a programação de pré-temporada. Neste ano, vão ser apenas três dias, entre 12 e 14 de março, em Sakhir, no Bahrein. As equipes tendem a dividir o curto tempo em apenas um dia e meio para cada piloto, como vai ser o caso da Aston Martin. Mas Sebastian Vettel, novo nome da equipe de Silverstone, garante estar tranquilo com a situação.

Vettel e Daniel Ricciardo, na McLaren, vão ter de lidar com o mesmo problema, já que a escuderia de Woking também não tem a previsão de realizar uma sessão privada com o australiano por não ter à disposição um carro três anos anteriores a 2020, como prevê o regulamento. Já a Ferrari planeja colocar Carlos Sainz, nova contratação da equipe de Maranello, na pista ainda em janeiro a bordo de um carro antigo para que o espanhol possa se adaptar de forma mais rápida aos procedimentos do time.

Sebastian Vettel Racing Point
Sebastian Vettel minimizou o pouco tempo de pré-temporada com a nova equipe (Foto: Racing Point)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Enquanto aguarda para acelerar o carro novo da Aston Martin, que tende a ser uma evolução da chamada ‘Mercedes rosa’ que conquistou três pódios em 2020 e uma vitória, com Sergio Pérez, Vettel acredita que não há muito a lamentar.

“Pelo que ouvi, no momento vai haver um teste antes da temporada, e vai ser a primeira vez que estarei com o novo carro. Estou preocupado? Não. Se acontecer de ser assim, é isso. Ao longo dos anos, acho que você acaba se acostumando com muito pouco tempo de pista e assim você aproveita ao máximo”, salientou o piloto em entrevista veiculada pelo site da F1.

“De modo que mesmo que um dia e meio não pareça muito, ainda assim você pode conseguir andar de forma decente. Acho que é o mesmo para todos nós, e você pode fazer muitas coisas com antecedência hoje em dia. Acho que a chave vai ser a preparação para o teste e, depois, para a primeira corrida”, explicou o tetracampeão.

A mudança no cronograma da temporada, com a transferência do GP da Austrália de 21 de março para 21 de novembro, vai fazer com que o campeonato comece no Bahrein entre 26 e 28 de março. Somente no fim de semana de corrida é que Vettel terá mais tempo para se ambientar ao novo carro.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube