Vettel vê próxima geração da F1 sem liberdade que consagrou sua carreira: “Dói muito”

Tetracampeão mundial sente que ele e Hamilton serão os últimos pilotos que terão liberdade de dizer o que pensa sobre o futuro do planeta sem amarras

Sebastian Vettel vai se aposentar ao final da temporada da Fórmula 1 e levará consigo um legado diferente do que a grande maioria dos pilotos. Sobretudo após a pandemia, o tetracampeão mundial e Lewis Hamilton ganharam destaque também por estarem mais atentos aos problemas do mundo, pelas manifestações durante as corridas e não somente pelas vitórias e conquistas na pista.

Ao Racefans, o alemão da Aston Martin enxerga o fator como algo positivo e transformador para ele. E sabe que transformou sua cabeça conforme os anos foram passando. “Não sou um exemplo destacado, olho ao meu redor, vejo meus amigos e seus pensamentos são bem diferentes dos meus quando tinha vinte e poucos anos”.

Seb acredita que as mudanças que passou deveriam ter impacto para as próximas gerações de piloto como foram para ele. “Temos o privilégio de viajar pelo mundo, conhecer tantas coisas diferentes, então, se você não fechar os olhos e ignorar o que acontece, isso mexe com você”.

Vettel quer mais chances para pilotos jovens terem a mesma carreira que a dele no automobilismo (Foto: Attila Kisbenedek/AFP)

Ainda sobre os jovens do grid, Vettel sente que os pilotos emergentes não são independentes como ele e Hamilton para falar sem amarras. “Dói muito saber que pessoas como George [Russell], Lando [Norris], Charles [Leclerc] e Max [Verstappen] não tem a mesma liberdade que nós. E as próximas gerações terão menos ainda, isso eu não acho justo”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Agora, um dos objetivos de Vettel para além da aposentadoria é pavimentar o caminho das crianças que querem fazer carreira no esporte a motor tenham mais oportunidades de pilotar, com um leque mais amplo de opções do que ele quando começou.

“Estou pronto para lutar por este tipo de justiça e equidade para aqueles que andam de kart hoje possam ter as mesmas chances que eu”, encerrou o tetracampeão.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.