Sem chicane, Verstappen supera em 5s2 melhor tempo do TL1 de 2022 na Espanha
Aproveitando alteração nas últimas curvas, Max Verstappen, da Red Bull, virou volta 5s2 mais veloz que o líder do TL1 do GP da Espanha do ano passado, Charles Leclerc
As alterações feitas no circuito de Barcelona já estão surtindo efeito. No 1° treino livre do GP da Espanha, disputado nesta sexta-feira (02), Max Verstappen aproveitou a mudança do traçado nas duas últimas curvas da pista e foi mais de 5s mais veloz do que o líder da mesma sessão do ano passado, Charles Leclerc, da Ferrari.
A pista sofreu uma importante mudança frente ao modelo dos últimos anos, excluindo a chicane que antecipava a reta dos boxes. Agora, ela retorna ao traçado original, com uma única curva. Como resultado, o piloto da Red Bull terminou à frente, registrando 1m14s606. Em 2022, Leclerc, foi o mais veloz do primeiro treino, mas virando em apenas 1m19s828. No total, o holandês foi 5s202 mais rápido.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Seguindo Verstappen, foi Sergio Pérez, seu companheiro de equipe, quem apareceu na vice-liderança, 0s768 atrás. Esteban Ocon, da Alpine, fechou o top-3, a 0s818. Leclerc e Carlos Sainz não passaram das oitava e nona posições, na ordem, enquanto George Russell, em décimo, e Lewis Hamilton, no 12° posto, também não protagonizaram das melhores sessões da Mercedes.
Com o recenteÍmola há duas semanas (opens in a new tab)" href="https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/formula-1-decide-adiar-gp-da-emilia-romanha-caos-climatico-regiao-imola/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" class="ek-link"> adiamento do GP da Emília-Romanha devido às fortes chuvas que atingiram a região de Ímola há duas semanas, as equipes decidiram também adiar algumas maiores atualizações em seus bólidos para a Espanha, considerada uma pista ideal para testar novos pacotes aerodinâmicos. Portanto, o TL1, naturalmente, foi de novidades. Dentre os destaques, a Red Bull trouxe um novo difusor e a Ferrari realizou alterações no assoalho e na asa traseira.
Possível e justamente por conta dessas alterações, vários pilotos reclamaram dos quiques causados pelo boucing e pelo porpoising — efeito aerodinâmico consequente do efeito-solo que faz o carro ficar ‘saltando’ em altas velocidades — durante a sessão. Pérez, Russell e Verstappen relataram pelo rádio que o carro estava saltando muito saindo da última curva da pista catalã.
Ainda nesta sexta, a partir das 12h (de Brasília), acontecerá o TL2. No sábado, as atividades se iniciam às 7h30, com a terceira e última sessão de treinos livres, que antecede a classificação, às 11h. Os carros largam para a corrida de domingo às 10h.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1, na Catalunha, AO VIVO e EM TEMPO. O repórter Eric Calduch faz a cobertura ‘in loco’ de todo o fim de semana.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.