“Sem mágica”: Alpine aponta fator essencial para retomar competitividade na F1

Steve Nielsen, chefe da Alpine, disse que é hora de ter paciência, bom senso e consistência para reagir na F1 após calvário na temporada 2025

Diretor-administrativo da Alpine, Steve Nielsen afirmou que a equipe precisa de calma e estabilidade para se recuperar da temporada 2025 e voltar a ser competitiva na Fórmula 1. O dirigente, que assumiu a vaga deixada por Oliver Oakes durante o campeonato, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo time de Enstone visando 2026.

“Houve muitas mudanças nos últimos anos em Enstone. Não critico nenhum dos meus antecessores, mas é hora de ter paciência, bom senso e consistência. Queremos que a equipe melhore, e paciência e Fórmula 1 não combinam, mas essa é a tarefa”, afirmou em entrevista ao portal Motorsport Week.

Ao contrário do que declarou Flavio Briatore, que prometeu a equipe francesa brigando por pódios a partir de 2026, Nielsen acredita que a reconstrução da Alpine não será rápida nem simples.

“Temos de passar os próximos anos construindo, e é um processo lento e árduo. É F1, não existem soluções mágicas. Você simplesmente precisa corrigir um milhão de detalhes, nos lugares certos, com as pessoas certas. Mais do que tudo, é um negócio de pessoas. Então, digamos que eu meio que reaprendi essa lição.”

Steve Nielsen se juntou à Alpine em julho (Foto: F1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Após terminar a temporada 2025 da F1 em último lugar no Mundial de Construtores, a equipe de Pierre Gasly e Franco Colapinto passará por mais uma mudança drástica em 2026, com a adoção de motores Mercedes, após encerrar a fabricação de suas próprias unidades de potência.

Apesar disso, Nielsen insistiu que a essência da equipe permanece intacta. “É um clichê, mas é uma equipe de corrida. Ela é formada por pessoas com espírito competitivo. Os resultados recentes foram mistos, mas acredito que existe paixão e vontade de levá-la de volta ao patamar que ocupava no passado.”

“A dedicação é enorme, de cima a baixo na empresa. Meu trabalho é coordenar isso, fortalecer os pontos fortes, corrigir os pontos fracos e trazer bom senso e consistência à gestão”, finalizou o dirigente da Alpine.

Fórmula 1 está de férias. Os carros voltam a acelerar de 26 a 30 de janeiro em testes privados em Barcelona. Depois, seguem para o Bahrein para mais duas sessões da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2026.

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.

▶️ Equipes descobrem brecha no regulamento de motores e criam polêmica para F1 2026
▶️ Verstappen elege Bortoleto como novato mais rápido da F1: “Talento bruto”
▶️ Ferrari revela data de lançamento do carro de 2026 e define meta para testes em Barcelona
▶️ Como abandono no GP dos Países Baixos mudou temporada de Norris em 2025

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!