Sem vaga para 2025, Bottas perde 5 posições no grid da próxima corrida que disputar

Direção de prova decidiu punir Valtteri Bottas por causa do incidente com Kevin Magnussen na volta 31 do GP de Abu Dhabi

A despedida de Valtteri Bottas da Fórmula 1 foi realmente marcante — embora não da maneira como o finlandês esperava. Depois de não conseguir sequer terminar o GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, o veterano piloto ainda recebeu uma punição de cinco posições no grid para a próxima corrida em que participar. Mas não terá uma próxima corrida, já que ele foi substituído pelo brasileiro Gabriel Bortoleto na Sauber/Audi para 2025.

Ainda que tenha largado na nona posição, o #77 não conseguiu avançar na corrida e foi cada vez mais retrocedendo no grid. Na volta 31, em uma tentativa de ultrapassagem sobre Kevin Magnussen, acabou entrando na curva 6 do circuito de Yas Marina com vontade excessiva e, desta forma, acertou em cheio o dinamarquês. Enquanto o piloto da Haas foi aos boxes e conseguiu voltar para completar a prova, Bottas teve de abandonar.

Após o fim da etapa, os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deram um veredito sobre o incidente e puniram o companheiro de Guanyu Zhou com cinco posições no grid de uma eventual próxima corrida que vier a disputar na F1.

“O carro #77 estava por dentro do carro #20 na aproximação da curva 6, julgou mal o momento da frenagem e colidiu com o carro #20, que estava entrando na curva por meio do traçado apropriado”, começou o documento divulgado pela direção de prova.

Valtteri Bottas acertou Kevin Magnussen em cheio no GP de Abu Dhabi (Vídeo: Reprodução/DAZN)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: McLaren quebra jejum de títulos, mas tem de saber que 2024 poderia ter sido bem maior

“Como o carro #77 abandonou a corrida, os comissários determinaram que uma queda no grid seria apropriada, o que seria equivalente a um drive-through e 3 pontos na superlicença, apropriados por causa do julgamento errado do piloto”, encerrou, antes de lembrar que pilotos e equipes podem recorrer da decisão.

Fórmula 1 retorna já semana que vem, com os testes de jovens pilotos e de pneus da Pirelli, também em Abu Dhabi.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.