Pérez alerta para circuito “perigoso demais” de Jedá e teme risco de “grave acidente”

Sergio Pérez ecoou uma das grandes preocupações ao longo do fim de semana no novo circuito da Arábia Saudita. A configuração do traçado de Jedá aliada às altas velocidades traz à tona um medo real de um grave acidente

Max Verstappen bateu no momento decisivo da classificação e ficou sem a pole na Arábia Saudita (Vídeo: Band)

A Fórmula 1 corre neste domingo (5) para a penúltima etapa da temporada 2021 preocupada. Tudo por conta das características do novo circuito de Jedá, na Arábia Saudita. A pista, que estreia no calendário do Mundial neste fim de semana, traz uma combinação perigosa de altas velocidades, muros muito próximos, pista estreita e muitas curvas cegas. Sergio Pérez, piloto da Red Bull, expressou a tensão diante do que considera um risco desnecessário.

“É um circuito muito bom, mas muito, muito perigoso. Há muitas retas, mas elas são feitas nas curvas, e em curvas cegas. Parece que é perigoso demais e sem um motivo real”, bradou o mexicano em entrevista coletiva no último sábado em Jedá.

Até o momento, houve um acidente realmente forte, com Charles Leclerc, no fim do treino livre 2, na sexta-feira. No sábado, Carlos Sainz, também da Ferrari, escapou de uma forte batida e por muito pouco não viu o carro acertar a barreira de pneus. A Fórmula 2 também correu sem nenhum grave acidente nas corridas 1 e 2.

LEIA MAIS
+ANÁLISE: Hamilton lucra muito em erro de Verstappen: Mercedes tem carro melhor para GP da Arábia

Sergio Pérez está muito preocupado e teme risco real de grave acidente em Jedá (Foto: Red Bull Content Pool)

Entretanto, na Fórmula 1 há uma preocupação a mais por conta do tráfego e das diferenças de velocidade, o que traz o risco real de uma forte batida entre dois carros e um acidente muito grave.

Além de tudo isso, a organização do circuito de Jedá, às vésperas da largada da corrida principal da Fórmula 2, neste domingo, atrasou o procedimento para o início da prova para fazer reparos em uma das barreiras de concreto ao redor da pista.

Pérez reiterou o medo real que sente depois de dois dias de atividades de pista no circuito saudita. “Quando você olha para algumas das câmeras onboards, é assustador. Só espero que não vejamos um grande acidente. Com as velocidades que estamos desempenhando, é um pouco desnecessário”, avisou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Em que pese os elogios que fez ao circuito de Jedá, Pérez reforçou sua preocupação com os riscos aos quais os pilotos estão sendo expostos. “A pista é fantástica, não me julguem mal. É uma pista muito boa e legal de pilotar. Mas sinto que é muito arriscado. Se as coisas correrem mal para alguém, pode dar muito errado”.

“Não podemos esquecer que segurança deve ser a prioridade”, alertou.

“Falei com alguns dos outros pilotos e todos pensamos assim. Somos nós que sentamos no carro, e as diferenças de velocidade que você tende a ver… Se algo der errado, vai ser um grave acidente, sabe?”, concluiu ‘Checo’ Pérez.

O GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 tem largada prevista para 14h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo e terá transmissão ao vivo pela Band na TV aberta e pelo serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.