Pérez aproveita drama com Verstappen e conquista pole do GP da Arábia Saudita
Com Max Verstappen fora de combate por problemas na transmissão, Sergio Pérez tomou a frente e conquistou a pole do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1
Se dá para dizer algo da classificação do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 é que não caminhou conforme era esperado. A definição do grid, realizada na tarde deste sábado (18), contava com um enorme favorito em Max Verstappen. O líder do campeonato sequer deixava os rivais se aproximarem, mas foi vítima no começo do Q2: uma falha da transmissão levou à perda de potência, abandono e eliminação. Quem aproveitou foi Sergio Pérez, pole em Jedá.
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Na definição da pole, já sem Verstappen desde a fase anterior, Pérez chegou a 1min28s265 e conquistou a posição de honra ainda com sobras para Fernando Alonso, terceiro colocado na pista, mas que larga em segundo. A diferença de 0s465 denota que realmente há uma grande vantagem da equipe dos energéticos para as demais.
Verdade seja dita, a Ferrari se aproximou novamente. Charles Leclerc foi somente 0s155 mais lento, mas não é segredo de ninguém que o carro vermelho rende muito melhor aos sábados que aos domingos. O monegasco, entretanto, conta com punição de dez posições no grid por conta da segunda troca de eletrônica do motor na temporada. Assim, larga apenas no 12º lugar.
Atrás de Alonso na pista, estão George Russell e Carlos Sainz, seguidos por Lance Stroll, Esteban Ocon, Lewis Hamilton, Oscar Piastri, Pierre Gasly e Nico Hülkenberg. O 11º colocado e que larga ao lado de Leclerc é Guanyu Zhou. Verstappen parte somente na 15ª colocação, na melhor das hipóteses — pode cair caso sofra alguma punição.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 e traz a NARRAÇÃO da CLASSIFICAÇÃO e da CORRIDA em parceria com a Voz do Esporte. No domingo, a largada está marcada para as 14h [Horário de Brasília, GMT-3].
Confira como foi a classificação:
Noite caída e hora da definição do grid de largada para o GP da Arábia Saudita. Conforme esperado, sem o sol, o calor diminuíra um pouco, mas a temperatura ambiente ainda batia em 27°C, com direito a asfalto em 33°C. Os ventos estavam ligeiramente abaixo de 20 km/h na pista construída às margens do Mar Vermelho.
Novidade entre o fim do terceiro treino livre e a classificação era a decisão da Red Bull trocar a caixa de câmbio de Max Verstappen, bem como resolvera com Sergio Pérez. Como foi antes da classificação, nenhuma punição vem junto da escolha.
Q1 – Verstappen lidera tranquilo, enquanto Norris se mete em problemas
A Williams já preparou os dois carros para que saíssem na frente dos demais, mas seguidos pelas duplas de AlphaTauri e Haas. Não tinha perda de tempo alguma, porém, com a pista rapidamente enchendo. Logo nos primeiros cinco minutos, Nyck de Vries, que não participou do TL3 pela decisão da AlphaTauri trocar o motor, rodou logo de cara. Deu sorte de não ter maiores prejuízos após a traseira travar.
A primeira volta rápida foi quem aquele que estreou os trabalhos: Alexander Albon. Aí, a tabela de tempos começou a rodar. Ferrari estava na pista, já com pneus macios, e Red Bull e Mercedes viriam com 14 minutos restantes. A Aston Martin foi quem mais demorou a sair.
A melhor volta da primeira rodada de equipes médias foi de Logan Sargeant, mas o novato teve o tempo de 1min29s721 cancelado por desrespeitar limites de pista. Aí, Nico Hülkenberg peitou até as duas Ferrari e saltou para a frente com 1min29s875.
Quando completaram voltas velozes, porém, as Red Bull assumiram o controle instantaneamente. Sergio Pérez já fora bem rápido, 0s6 melhor que Hülkenberg, mas Verstappen andou exatos 0s500 na frente do companheiro. Tinha 1min28s761 e podia voltar tranquilamente para os boxes e poupar equipamento para o Q2.
Apenas com dez minutos para o fim do Q1 é que a Aston Martin deixou os boxes. Somente Fernando Alonso, Lance Stroll e as duas Alpine, de Pierre Gasly e Esteban Ocon, é que não tinham tempo registrado.
O primeiro problema, mesmo, vinha com Lando Norris. O piloto da McLaren deu uma pancada na zebra da última curva com a dianteira do carro. “Danifiquei o lado esquerdo”, relatou. Enquanto isso, Charles Leclerc e Carlos Sainz colocavam a Ferrari nas posições três e seis, com as Mercedes de George Russell e Lewis Hamilton furando ambos.
Na primeira volta rápida pela pista, Alonso também rodou! O bicampeão mundial perdeu a traseira na curva dois e rodou, mas voltou a ajustar o bólido com muito mais facilidade que De Vries. Rodou em 180° e seguiu em frente.
Quando conseguiu completar uma volta, entretanto, Alonso subiu ao quarto posto. Na sequência, mas drama: Sargeant perdeu o controle e saiu escorregando pela curva 22. O impressionante de mais essa rodada é que não tenha terminado no muro. Instantes antes, o americano tivera mais uma volta cancelada por ter saído da pista no mesmo trecho, algo que contestou. Logan não deu uma única volta rápida.
Enquanto isso, nos boxes da McLaren, trabalho pesado para consertar a dianteira do carro de Norris. Havia dúvida real sobre se conseguiria voltar para a pista para se salvar da eliminação. Na questão limites da pista Hülkenberg e Sainz foram os próximos dois com tempos cancelados.
Valtteri Bottas, Norris, Yuki Tsunoda, De Vries e Sargeant eram os cinco fora da nota de corte no momento em que os cronômetro zerou. Norris não estava na pista e, portanto, seria eliminado. Na hora da salvação, Bottas e Tsunoda escaparam momenteneamente para 14º e 15º, mas Oscar Piastri melhorou o tempo e pegou o elevador.
Com isso, só Bottas se salvou. Tsunoda estava eliminado com a 16ª posição e seguido por Albon, De Vries, Norris e Sargeant. A segunda eliminação de Sargeant e De Vries no Q1 na temporada — o holandês ainda lamentou ter errado uma freada no fim da última tentativa.
Q2 – Verstappen sofre problema na transmissão e fica em 15º
Sem tempo a perder, Alfa Romeo e Haas mandaram os carros para o traçado assim que a luz verde permitiu e logo receberam a companhia de Ferrari e Mercedes. Desta feita, Red Bull e Aston Martin também não demoraram a entrar na dança. Foi dos carros verdes, inclusive, a primeira dupla de voltas mais competitivas.
Após a primeira rodada de voltas rápidas, Alonso é quem liderava ao cravar o tempo de 1min28s757. Aí, porém, o que ninguém esperava: Verstappen fora de combate.
O líder do campeonato e bicampeão mundial vigente relatou que tinha problemas no motor e perdia potência. Passou a se arrastar pela pista. “Quase não está acelerando”, falou. A ordem foi levar o carro para casa, para a irritação do pai dele, Jos Verstappen, na garagem. Assim, o holandês entrou com o carro e, após rápida verificação, resolveu sair do cockpit. Era fim de classificação para o favorito à pole. Red Bull confirmou, posteriormente, que o problema fora na transmissão.
Seria o dia de Alonso? Sem Verstappen, que nem conseguiu dar volta competitiva e ficou com a 15ª colocação, Pérez não superou o tempo de Alonso inicialmente. Mais tarde, porém, fez 1min28s635 e partiu para a dianteira, seguido por Alonso e Leclerc, que carrega uma punição de dez posições.
Sainz ficou na sequência, com Stroll somente 0s005 mais lento. Russell foi o sexto, enquanto Ocon e Hamilton deram sequência. Piastri, com uma volta no fim das contas, entrou em oitavo e foi ao primeiro Q3 da carreira. Gasly fechou a lista de classificados.
Entre os eliminados, o melhor foi Hülkenberg, que fez o 11º tempo. Guanyu Zhou foi o 12º, seguido por Kevin Magnussen, Bottas e Verstappen.
Q3 – Pérez mantém vantagem da Red Bull e conquista pole de qualquer jeito
Sem Verstappen era sabido que o Q3 seria briga de foice no escuro. E assim mostrou logo no começo: Alonso saiu tirando tinta dos muros para fazer a melhor volta possível dentro da possibilidade da Aston Martin. Alcançou 1min28s925!
Só que Leclerc, com o carro velocíssimo da Ferrari em classificação, encaixou 1min28s757 para superar. Ocon, Sainz, Hamilton e Russell se esgueiravam na pista por algum rendimento que permitisse a competir e, quem sabe, aproveitar a porta aberta.
A Red Bull, porém, ainda era forte demais. Pérez fez 1min28s265 e limpou a concorrência por mais de 0s5.
Apesar dos esforços posteriores, nada feito. Leclerc conseguiu chegar a 0s155, mas foi o máximo. Pole para Pérez, com Leclerc em segundo na pista, mas 12º no grid, por conta da punição. Alonso é quem sai na primeira fila ao lado do mexicano.
F1 2023, GP da Arábia Saudita, Jedá, Grid de Largada:
1 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:28.265 | ||
2 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:28.730 | +0.465 | |
3 | G RUSSELL | Mercedes | 1:28.857 | +0.592 | |
4 | C SAINZ | Ferrari | 1:28.931 | +0.666 | |
5 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:28.945 | +0.680 | |
6 | E OCON | Alpine | 1:29.078 | +0.813 | |
7 | L HAMILTON | Mercedes | 1:29.223 | +0.958 | |
8 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:29.243 | +0.978 | |
9 | P GASLY | Alpine | 1:29.357 | +1.092 | |
10 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:29.451 | +1.186 | |
11 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:29.461 | +1.196 | |
12 | C LECLERC | Ferrari | P+5 | 1:28.420 | +0.155 |
13 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:29.517 | +1.252 | |
14 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:29.668 | +1.403 | |
15 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:49.953 | +21.688 | |
16 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:29.939 | +1.674 | |
17 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:29.994 | +1.729 | |
18 | N DE VRIES | AlphaTauri Honda | 1:30.244 | +1.979 | |
19 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:30.447 | +2.182 | |
20 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 2:08.510 | +40.245 |
Volte em instantes para mais informações.
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