Pérez leva 4 pontos na carteira por infração no safety-car e batida no GP do Japão

Sergio Pérez até chegou a voltar para o GP do Japão apenas para cumprir as punições que recebeu pelas infrações cometidas, mas não escapou de levar mais 4 pontos na carteira, chegando a 7 dos 12 que levam à suspensão

Sergio Pérez não escapou de ter a carteira mais preenchida de punições após o GP do Japão. Neste domingo (24), o mexicano, envolvido em caos novamente, levou logo 4 pontos de sanção, por conta de dois incidentes bem distintos.

Primeiro, o piloto da Red Bull levou 5s e 2 pontos por bater em Kevin Magnussen, em incidente causado pelo mexicano na ânsia de recuperar terreno após uma largada acidentada, com direito a toque com Lewis Hamilton e asa trocada pelo carro #11.

O mexicano se deu mal em disputa de posição com Magnussen (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

De acordo com os comissários, Checo não tinha como fazer a manobra na curva 11 contra o dinamarquês da Haas, ficando como “predominantemente culpado” após não concluir a manobra de forma “segura e controlada”. É parecido com o que aconteceu em Singapura, mas na ocasião Pérez escapou apenas com 1 ponto ao acertar Alexander Albon.

Depois, mais 2 pontos por ultrapassar Fernando Alonso sob safety-car, em lance que também gerou 5s de sanção ao mexicano durante a corrida. A Red Bull, aliás, temendo que Pérez pudesse perder posições no grid do GP do Catar, fez o piloto voltar mesmo após o abandono por danos no carro. Pérez cumpriu as punições e recolheu na sequência.

Sergio Pérez teve mais um dia para esquecer na F1 (Foto: Reprodução/F1)

As duas punições fazem Pérez atingir perigosos 7 pontos na carteira, em um sistema em que 12 num período de 1 ano levam à suspensão de 1 corrida para o piloto. No entanto, o mexicano limpa 2 deles antes mesmo do GP do Catar e volta a ficar confortável. O líder do ranking negativo é Lance Stroll, com os mesmos 7 pontos de Pérez, mas que só começa a se livrar deles em 23 de outubro.

Pérez ainda aparece com relativa segurança na vice-liderança da F1 2023, com 223 pontos conquistados. O mexicano está 177 atrás de Max Verstappen, mas 33 na frente de Lewis Hamilton.

Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 6 e 8 de outubro, para a disputa do GP do Catar, e o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.