Pérez vê RB20 como “passo à frente”, mas alerta: “Está mais apertado do que pensam”

Para Sergio Pérez, o primeiro contato com o RB20 mostrou evolução em relação ao carro da Red Bull em 2023, mas a vantagem da equipe para as demais é menor do que parece

Segundo colocado na tabela de tempos do segundo dia de pré-temporada da Fórmula 1, no Bahrein, Sergio Pérez classificou o RB20 como “um passo na direção certa”. O mexicano, que só deveria ter participado do período matutino da sessão nesta quinta-feira (22), teve seu tempo estendido pela Red Bull após a bandeira vermelha que encerrou a primeira parte, e deixou a pista satisfeito com o que viu — mesmo com tantas mudanças de condições entre a sessão da manhã e da tarde.

“Como minha participação de manhã foi encurtada [devido à bandeira vermelha], a equipe decidiu estender meu dia [até o período da tarde]”, disse Pérez. “De uma maneira geral, o carro é definitivamente um passo à frente na direção certa”, elogiou. 

“É sempre uma pista muito complicada, com a mudança da manhã para tarde, e entender a abordagem certa para cada composto é difícil, porque a pista está sempre mudando a cada saída. Então, você precisa basear praticamente tudo em suas sensações”, afirmou.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sergio Pérez acha que diferença para rivais é menor do que parece (Foto: Red Bull)

Pérez também falou um pouco sobre a preparação que fez na pré-temporada. O mexicano, que disse buscar “o melhor ano da carreira” em 2024, tratou o trabalho como algo normal e afirmou que tentou entender melhor os percalços que viveu na temporada passada.

“É sobre entender como tudo aconteceu no ano passado”, explicou. “Acho que é uma curva de aprendizado normal, nós sempre queremos melhorar e aprender com cada experiência que temos”, pontuou.

Por fim, sobre a vantagem da Red Bull sobre as rivais, Pérez seguiu na linha do que disse o consultor-esportivo Helmut Marko e disse que a sobra é menor do que parece. ‘Checo’ admitiu, ainda, que ficou surpreso com o visual renovado do RB20 para 2024, mas parabenizou os engenheiros pela ousadia de alterarem algo que deu tão certo em 2023, com 21 vitórias em 22 corridas.

Sergio Pérez gostou do RB20 em sua primeira experiência com o carro (Foto: Red Bull)

“Não acho que olhamos para isso. Acho que está tudo mais apertado do que estão pensando, mas, no momento, estamos focados principalmente em nosso trabalho. Acho que teremos uma ideia melhor amanhã, mas só vamos descobrir na primeira corrida”, analisou.

“Tivemos um carro muito dominante no ano passado, e acho que todos esperamos ter um conceito similar esse ano. Mas a Red Bull sempre nos surpreende, e as pessoas na fábrica são incríveis. Fizeram um grande trabalho”, finalizou Pérez.

O terceiro dia de testes será nesta sexta-feira, às 4h (de Brasília), com transmissão da F1 TV e cobertura completa do GRANDE PRÊMIO, com a análise do Briefing após cada dia de atividade. As sessões vão de 4h (em Brasília) até 13h, com intervalo das 9h às 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.