Pérez vê Red Bull “ciente dos grandes problemas” do RB20 e pede “solução rápida”

Para Sergio Pérez, os problemas do carro se tornaram tão grandes que até Max Verstappen passou a ser afetado dentro das pistas

A Red Bull chega como uma verdadeira incógnita para o GP do Azerbaijão, principalmente pelos problemas de desempenho enfrentados pela equipe austríaca com o RB20, o carro da temporada 2024 da Fórmula 1. Sergio Pérez vive uma temporada muito complicada e atribui parte disso à queda do carro do time taurino. Problema que, agora, também é compartilhado por Max Verstappen, em paralelo ao crescimento da McLaren e a consolidação da equipe laranja papaia como a melhor do grid neste momento.

“O problema é que, por questão de estilo, Max é menos sensível aos problemas do carro. Algumas pessoas não entendem, especialmente a imprensa, que diferentes estilos de pilotagem podem chegar a diferentes conclusões sobre algo no carro. Max era muito menos sensível a isso do que eu”, disse o #11 à F1 TV. “Há 10 ou 12 corridas eu já estava reclamando desses problemas, mas agora parece que eles são tão grandes que até Max está sendo afetado”, completou o mexicano.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, explicou que os dois pilotos não conseguem ter confiança nas curvas devido à falta de equilíbrio entre dianteira e traseira. Assim, além dos problemas com a velocidade, os pilotos gastam mais os pneus do que deveriam tentando controlar o monoposto.

“Acho que precisamos olhar para todos os aspectos do carro”, explicou Horner. “Há um problema de equilíbrio que não permite que os pilotos tenham confiança nas entradas de curva. Assim que você acalma a traseira, você compromete a dianteira. Então, sofre com subesterço e destrói os pneus”, disse.

Sergio Pérez espera que problemas do RB20 sejam resolvidos o mais rápido possível (Foto: Red Bull Content Pool)

Para Pérez, as dificuldades estão claras dentro da equipe e a tendência é que, quando forem resolvidos, ele seja beneficiado pelo seu estilo de pilotagem.

“Acho que quando resolvermos tudo, serei mais beneficiado ao meu estilo de guiar. E, sim, e agora está muito claro nos dados que a equipe está totalmente ciente disso e espero que possamos resolver o problema em breve, porque assim poderemos liberar muito desempenho do carro”, concluiu o piloto.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (13), o treino livre 1 acontece às 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão está marcada para as 10h. No sábado (14), o TL3 abre o dia às 5h30, ao passo que a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 8h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: McLaren favorita e Red Bull em apuros: como F1 parte para incógnito GP do Azerbaijão

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.