Singapura corta curvas e diminui traçado de Marina Bay para corrida da F1 2023

A organização do GP de Singapura anunciou que vai mudar o traçado que recebe a Fórmula 1 e diminuir o tamanho da pista

O GP de Singapura voltou ao calendário da Fórmula 1 neste mês de outubro após três anos de ausência por conta da pandemia que assolou o mundo nos últimos tempos. Agora, a organização já trabalha para as próximas edições e prepara uma diminuição no traçado por meio de uma modificação no setor final da pista.

O motivo da mudança é que o trecho do que é uma pista de rua, no centro da cidade-Estado do sudeste asiático, vai contar com uma nova praça, nomeada NS Square, com centros de entretenimento. Durante as obras, o uso desta parte da cidade pela F1 ficará impossibilitado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Singapura está na F1 desde 2008 (Foto: AFP)

A partir do mês de março do ano que vem, as obras vão começar para aplicar um corte grande no trecho que atualmente compreende as curvas 16 à 19 da pista de Marina Bay. Com isso, a sequência da curva 15 passará a ser uma reta de cerca de 400 metros até chegar a uma nova curva 16.

Com a alteração, o tamanho total da pista passa de 5.063 km para 4.928 km. De acordo com as simulações do GP de Singapura, significa uma diminuição de cerca de 20 segundos de tempo de volta. A corrida irá aumentar das tradicionais 61 para 63 voltas como forma de compensação.

Embora a expectativa das autoridades locais seja que as obras durem até 2026, existe a esperança de que a pista possa retomar o desenho original já em 2024. Neste caso, então, o novo formato seria utilizado somente na temporada 2023.

A Fórmula 1 já aprovou a mudança, mas a confirmação ainda depende do ok da FIA para ser confirmado oficialmente.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.