Smedley diz que “pior coisa” para Sainz seria agir como Massa ao chegar na Ferrari

Para Rob Smedley, atualmente diretor de sistemas de dados da Fórmula 1, mas que por muitos anos foi engenheiro de Felipe Massa na Ferrari, Carlos Sainz precisa ter abordagem mais leve neste começo na equipe de Maranello

Ao final do GP do Bahrein, na sua estreia pela Ferrari, Carlos Sainz afirmou que “teria tempo para ser mais agressivo”, e que optou pela cautela. Uma abordagem correta, ao menos na visão de Rob Smedley, ex-engenheiro de Felipe Massa na equipe italiana. O britânico afirmou que Sainz precisa agir de maneira diferente do brasileiro.

Foi o que o hoje diretor de sistemas de dados da Fórmula 1 disse ao podcast ‘F1 Nation’. Para Smedley, Massa chegou à Ferrari, em 2006, achando que ganharia tudo, e que Sainz não pode agir da mesma maneira.

Relacionadas


Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Por quem Toto Wolff perdeu o respeito?

Rob Smedley e Felipe Massa, já nos tempos de Williams (Foto: Williams)

“Se voltarmos ao começo de Felipe como piloto oficial da Ferrari, ele cometeu o grande erro de dizer que iria chegar e já andar no mesmo nível de Michael [Schumacher], um cara sete vezes campeão do mundo, um cara nada molenga”, começou.

“Felipe entrou na Ferrari e a mentalidade era a de que igualaria Schumacher, que bateria Schumacher, tudo isso. E aí começou a desandar, desde o primeiro minuto, começou a desandar e nada melhorou até colocarmos a equipe certa ao lado dele, o que enfim colocou Massa de pés no chão. Dissemos para ele esquecer isso de bater Michael, que não iria rolar”, seguiu.

“Também dissemos que, eventualmente, ele poderia fazer isso, mas que ia demorar muito tempo, então iríamos trabalhar em uma abordagem melhor, em um processo longo e usar o talento dele para, enfim, começar a progredir”, completou.

Então, sobre Sainz, disse: “A pior coisa que Carlos poderia ter feito é chegar e já dizer que bateria Charles [Leclerc], e que seria o primeiro piloto. Porque se não funciona, a pressão te consome, e fica insuportável cumprir a missão que tem”, finalizou Smedley.

Fernando Alonso e Felipe Massa no pódio do GP da Alemanha de 2010 (Foto: Ferrari)

O ex-engenheiro de Massa, aliás, tem uma história clássica com o piloto: a famosa frase “Fernando is faster than you” (“Fernando está mais rápido do que você”, em tradução livre) foi dita por Smedley no GP da Alemanha de 2010, quando o brasileiro, à frente de Alonso na volta 67, foi ordenado, via rádio, a deixar o companheiro passar – e vencer a prova.

Quis o destino que Smedley voltasse a usar a frase icônica também em 2014. No GP da Malásia daquele ano, quando já era engenheiro de corrida de Massa na Williams, o britânico disse pelo rádio que ‘Valtteri is faster than you’. A equipe queria que Bottas, com pneus melhores, tomasse a posição do brasileiro. No fim das contas, a equipe mudou de ideia e desistiu da ordem de equipe, com Felipe e Valtteri cruzando a linha de chegada respectivamente em sétimo e oitavo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.