Stewart aposta em Hamilton como número 1 da Mercedes em 2013 e diz: “Eles podem lutar pelo título”

Lenda da F1, Sir Jackie Stewart acredita que a Mercedes pode lutar pelo título com Lewis Hamilton, mas fez uma ressalva: “Eles terão de ficar em dia Red Bull e Ferrari em termos de desenvolvimento”


Em apenas duas corridas, Lewis Hamilton já igualou o melhor resultado de Michael Schumacher ao longo de três temporadas como piloto da Mercedes. O britânico, contratado a peso de ouro depois de seis anos correndo pela McLaren, é, segundo Sir Jackie Stewart, o grande trunfo do time de Brackley para lutar contra Ferrari e Red Bull pelo título mundial em 2013. O tricampeão entende que Lewis tem de ser o primeiro piloto da equipe prateada porque “está em um patamar superior, tem mais vitórias em um título”, enquanto Nico Rosberg, seu companheiro de equipe, “ainda tem de evoluir”.

Em entrevista à emissora britânica BBC, o ex-piloto escocês disse que acredita que a Mercedes poderá brigar pela taça, mas fez uma ressalva. “Podem lutar pelo título, mas terão de ficar em dia com Red Bull e Ferrari em termos de desenvolvimento”.
Stewart rasgou elogios a Lewis Hamilton e disse que o britânico tem de ser o número 1 da Mercedes (Foto: Getty Images)

“Não há dúvida de que Lewis está em um patamar superior porque teve mais sucesso: tem mais vitórias e um campeonato. Ele também começou bem a temporada. Nico ganhou uma corrida, mas ainda tem de evoluir”, avaliou Stewart. “A Mercedes conseguiu um piloto muito caro e eles vão querer que tudo corra bem”, disse o campeão do mundo nas temporadas de 1969. 1971 e 1973.

Stewart falou sobre a dupla da Mercedes, uma das mais fortes e equilibradas de todo o grid. “Eles podem vencer corridas. Lewis pilotará dando sua vida seja qual for o carro que tenha”, destacou o escocês. Sobre Rosberg, no entanto, o histórico piloto fez algumas ressalvas depois do ocorrido no GP da Malásia, quando o alemão tinha melhor desempenho, mas foi impedido pela equipe de lutar com Hamilton no fim da prova. 

“Nico é um piloto experiente e talentoso e pode tirar melhor proveito dos seus pneus, mas ele aprendeu uma lição na Malásia: que não se pode esperar até o último momento para tomar a iniciativa. Será interessante ver como ele vai reagir”, disse. Entretanto, Stewart acredita que a Mercedes poderia ter deixado Sepang com um triunfo se não tivesse usado o expediente do jogo de equipe. “Se a Mercedes tivesse deixado Rosberg passar Hamilton na Malásia, ele poderia ter alcançado as Red Bull? Não é impossível”.

O tricampeão citou também outras equipes fortes e que considera em condições de brigar no topo da F1, mas, mais uma vez, reforçou sua confiança nos alemães de Brackley, sobretudo em sua estrutura reforçada e na liderança de Ross Brawn.


“A Lotus é muito competitiva, também, e a McLaren vai lutar de novo, mas Ross Brawn é um homem extraordinariamente talentoso. A Mercedes está aí para vencer e tem os recursos para fazê-lo. Eles têm gente que Lewis acredita que será importante para a equipe. Paddy Lowe vem da McLaren e estou certo que isso se deve, em parte, ao fato de Lewis estar lá”, comentou, citando as grandes rivais da Mercedes. “A Red Bull é sua principal inimiga, entretanto, a Ferrari é mais competitiva neste começo de temporada do que no ano passado”, concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.