Stroll perdeu desempenho na Turquia por dano na asa dianteira, diz Racing Point

Lance Stroll largou na pole na Turquia, liderou as primeiras voltas com folga e parecia destinado a vencer, mas o carro foi perdendo rendimento. Depois de examinar tudo, a Racing Point encontrou um problema que explica a queda de performance

O domingo parecia promissor para Lance Stroll e para a Racing Point no GP da Turquia. Largando na pole position, controlou boa parte da corrida e liderava com vantagem para os adversários. Em certo ponto, no entanto, as coisas começaram a virar e a situação degringolou, com o canadense terminando apenas em nono.

Stroll liderou a corrida até a segunda parada nos boxes. No rádio, reclamava de superaquecimento e desgaste excessivo dos pneus. Nesta segunda-feira (16), porém, a Racing Point apresentou nas redes sociais uma explicação detalhada sobre os problemas no carro.

Relacionadas


Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

F1; FÓRMULA 1; RACING POINT; GP DA TURQUIA; LANCE STROLL; SERGIO PÉREZ;
Lance Stroll liderou com folga no início da prova, mas depois caiu (Foto: Racing Point)

“Após a corrida, descobrimos um dano na parte inferior da asa dianteira de Stroll que foi determinante para os problemas de desgaste dos pneus que ele teve da metade em diante da prova com pneus intermediários. Lance reportou pouca performance dos pneus, saindo muito de frente e com desgaste a partir da volta 17. Parar para novos compostos intermediários na volta 36 não resolveu o problema, inclusive agravando”, diz o comunicado da Racing Point.

“Uma das aletas na parte inferior da asa dianteira se soltou e acomodou-se bloqueando e causando significativa perda de downforce. Essa perda contribuiu para o desgaste dos compostos. A telemetria durante a corrida confirmou a perda de pressão aerodinâmica, mas nenhum dano visível foi notado e, combinado com a pouca aderência da pista, era difícil confirmar se os dados estavam corretos. Foi apenas depois da corrida, com o carro na garagem, que o bloqueio foi descoberto”, completou a equipe.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Após a corrida, Stroll saiu claramente decepcionado com o resultado, mas já suspeitava de algum problema no carro. Na Turquia, o piloto marcou a primeira pole position da carreira e liderou, mas saiu com apenas dois pontos no campeonato. Sergio Pérez, seu companheiro de equipe, chegou no pódio com a segunda posição.

“É muito frustrante liderar por 10 segundos e terminar em nono. Precisamos avaliar o motivo do desgaste dos pneus ter sido tão alto, mais no meu carro que no outro”, declarou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.