Stroll quebra tabu de 23 anos e dá primeira pole ao Canadá desde Villeneuve

23 anos depois da última pole de Jacques Villeneuve, Lance Stroll devolve o Canadá à posição de honra na Fórmula 1

No caos visto na manhã deste sábado (14), em Istambul, Lance Stroll aproveitou mais que os rivais e cravou a primeira pole-position da carreira com autoridade. Ao fazer isso, o piloto da Racing Point quebrou um tabu que já durava 23 anos, desde 1997: o de posições de honra do Canadá na Fórmula 1.

A última pole canadense no Mundial de Fórmula 1 fora conquistada por Jacques Villeneuve no GP da Europa de 1997, em Jerez, que, no domingo, consagraria o então piloto da Williams como campeão mundial pela primeira e única vez.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Foi no sábado deste GP da Europa de 1997 que Villeneuve fez a última pole do Canadá até hoje (Foto: Pinterest)

Em toda história, o Canadá tem agora 16 poles na Fórmula 1 e Lance é o primeiro a conquistar uma delas sem que tenha o sobrenome Villeneuve. Foram 13 de Jacques e duas de Gilles Villeneuve.

As do papai Villeneuve, com a Ferrari, aconteceram em 1979 e 1981, respectivamente no em Long Beach e San Marino.

Já o filho Jacques conquistou poles ao longo das temporadas 1996 e 1997. No primeiro ano, na Austrália, Bélgica e Japão; já no ano seguinte, tirando a prova de Jerez, largou na frente na Austrália, Brasil, Argentina, San Marino, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Áustria e Japão. Agora, 23 anos se passaram e o GP da Turquia entrou para a estatística.

O GP da Turquia tem largada marcada para 7h10 (horário de Brasília). Antes, o GRANDE PRÊMIO debate tudo sobre a incrível classificação neste sábado e traz as últimas informações de Istambul no BRIEFING pré-corrida. Tudo AO VIVO a partir de 6h na GPTV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube