Tensão política entre França e Azerbaijão afeta serviço meteorológico da F1 em Baku

Funcionários da Météo-France, o Serviço Nacional de Meteorologia da França, que presta serviço à FIA, não viajaram para o país azeri e serviço foi prejudicado

As equipes de Fórmula 1 estão trabalhando sem seu sistema de radar meteorológico habitual no GP do Azerbaijão por conta de uma disputa política entre os governos azeri e francês. A tensão entre o os dois países envolve vários interesses no conflito entre Armênia e Azerbaijão. A prisão de um cidadão francês, em dezembro do ano passado, acusado de espionagem, piorou a relação entre as duas nações.

Por conta disso, os cidadãos franceses — incluindo os de dupla cidadania — foram aconselhados a não viajar para o país. Entre eles, estão funcionários da Météo-France, o Serviço Nacional de Meteorologia da França, responsável pela implementação do sistema meteorológico oficial da F1. De acordo com a revista britânica Autosport, os profissionais não viajaram para Baku e obrigaram as equipes a trabalharem de maneira alternativa neste fim de semana.

O sistema francês, originalmente usado durante as corridas, conta com um radar instalado no ponto mais alto de cada circuito para identificar as alterações meteorológicas com mais eficiência. Ao todo, normalmente, quatro estações meteorológicas monitoram cada pista. Em Baku, a categoria está usando apenas uma estação, instalada no pit-lane.

Apesar de não estarem na pista, os meteorologistas do serviço francês estão dando suporte remoto à prova. Segundo a Autosport, “grande parte do equipamento da Météo-France foi instalado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em Baku, incluindo dispositivos para medir a velocidade do evento e a temperatura ambiente em vários pontos do circuito”.

Alpine está com time completo em Baku (Foto: AFP)

A restrição não afetou, ao menos oficialmente, o corpo de funcionários da francesa Alpine, que está no país com o time completo para disputar a corrida da F1.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (14), a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.