Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Treino livre único em Ímola tem aumento de 25% de voltas em relação a TL1 em Portugal

Com um dia a menos de etapa, o GP da Emília-Romanha viu um treino livre movimentadíssimo. Ao todo foram 829 voltas, 167 a mais do que na atividade que abriu os trabalhos em Portimão

Max Verstappen conseguiu o terceiro lugar, mas não ficou 100% feliz (Foto: AFP)

Max Verstappen conseguiu o terceiro lugar, mas não ficou 100% feliz (Foto: AFP)

 

O treino livre único da Fórmula 1 no GP da Emília-Romanha teve exatamente o efeito que se esperava. Com duas sessões a menos que o padrão da categoria, em um programa comprimido apenas em dois dias, a sessão que abriu o sábado (31) teve pista cheia quase que o tempo todo. No fim, 829 voltas completadas, 167 a mais do que no TL1 do GP de Portugal, que seguiu o formato normal da F1.

O crescimento no número de voltas representa um aumento de nada menos que 25,2% entre Portimão e Ímola. É bem verdade que uma volta rápida na pista italiana é cerca de 2s mais curta que no traçado português, mas isso não altera muito o fato de que os pilotos somaram uma quilometragem bem maior nos únicos 90 minutos que tiveram antes da classificação, que acontece logo mais.

Valtteri Bottas e Daniil Kyvat foram os pilotos que mais andaram no treino, 47 voltas. Isso significa que os pilotos de Mercedes e AlphaTauri, respectivamente, já percorreram perto de 75% da extensão da corrida do domingo, que terá 63 giros.

Valtteri Bottas contribuiu bastante na quilometragem (Foto: Mercedes)

Foi também uma sessão de muitas voltas deletadas, o que significa que podem haver alterações nos limites de pista antes da definição do grid. A curva 9 foi a maior culpada pelas voltas perdidas.

Lewis Hamilton liderou o treino livre com 1min14s726, seguido por Max Verstappen, Bottas, Pierre Gasly e Charles Leclerc. A classificação está marcada para 10h (em Brasília).

O GP da Emília-Romanha, 13ª etapa da temporada 2020 do Mundial de Fórmula 1, tem no GRANDE PRÊMIO cobertura completa AO VIVO e em TEMPO REAL. No domingo, na GPTV, o GP faz o pré e o pós-corrida com duas edições do BRIEFING.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!