Tyrrell P34: como o carro de seis rodas venceu na Fórmula 1

A Tyrrell não teve medo das críticas e ousou no fim de 1975, ao apresentar ao mundo um carro inovador: o P34 tinha seis rodas e um projeto arrojado. Ninguém acreditou, mas o modelo venceu corrida e ajudou a recolocar a equipe britânica entre as principais forças da F1

O lançamento do surpreendente modelo Tyrrell P34 com quatro rodas de 10″ na dianteira era só uma pequena amostra do que a equipe de Ken Tyrrell estava disposta a fazer em 1976 na F1. Mais do que inovar, a equipe do velho madeireiro chocou o mundo do automobilismo com uma proposta audaciosa e insólita de carro de corrida, como raras vezes se viu até aquela época.

A estreia do seis rodas, porém, teria que esperar um pouco. A Fórmula 1 teria um novo regulamento técnico a partir do GP da Espanha, em que haveria o reposicionamento dos aerofólios traseiros e o fim definitivo dos periscópios, artefatos que serviam como condutores de ar aos cilindros dos motores dos bólidos.

Até isso acontecer, a Tyrrell continuaria com o bom e velho 007, ainda com a mesma dupla de pilotos: Patrick Depailler e Jody Scheckter renovaram para mais uma temporada.

Rodrigo Mattar conta a história de um dos carros mais icônicos da história.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube