Um ano após incidente de Verstappen, F1 muda zebra de Austin para evitar problemas com limite de pista

As curvas 16 e 17 do Circuito das Américas, palco da polêmica ultrapassagem de Max Verstappen sobre Kimi Räikkönen, foram reformuladas. O trecho ganhou zebras com pequenos ‘quebra-molas’ para evitar excessos dos pilotos

A polêmica causada por Max Verstappen ao fazer uma ultrapassagem além dos limites de pista na última volta do GP dos Estados Unidos de 2017 reverberou em 2018. Preocupada com a possibilidade de pilotos cortarem as curvas 16 e 17 para ganhar posição, a Fórmula 1 optou por instalar novas zebras no Circuito das Américas.
 
Tratam-se de pequenos ‘quebra-molas’ instalados na parte de dentro da curva, que conta com um trecho asfaltado. A estrutura seria capaz, em 2017, de impedir Verstappen de deixar a pista para ultrapassar Kimi Räikkönen. De 2018 em diante, o máximo que pilotos vão utilizar sem danificar os carros é a zebra tradicional, que segue a mesma utilizada em anos anteriores em Austin.
 
A curva 1, que também registrou problemas com limite de pista em anos anteriores, passa pelo mesmo processo de reformulação. A nova estrutura de zebra foi instalada na saída do trecho, onde pilotos se acostumaram a cometer excessos para completar ultrapassagens. As curvas 11, 15 e 19 eram outras que já contavam com os ‘quebra-molas’.
Max Verstappen causou a adição de novas zebras em Austin (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Ao passar Räikkönen tecnicamente por fora da pista, Verstappen recebeu a adição de 5s ao tempo total de prova. A briga valia a terceira colocação e, por acontecer na última volta, criou uma situação inusitada: Max chegou a ir até a antessala do pódio, de onde precisou ser retirado ao ouvir que havia cometido uma infração.

 
O GP dos Estados Unidos de F1 acontece neste fim de semana. O GRANDE PRÊMIO acompanha a etapa IN LOCO com a repórter Evelyn Guimarães.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.