Vaias a Horner e Verstappen incomodam FIA em evento coletivo da F1 2025 em Londres
De acordo com o jornalista Thomas Maher, repórter do site PlanetF1, as vaias incomodaram a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que vem tomando medidas para acabar com a violência virtual dentro da categoria
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não gostou das vaias recebidas por Christian Horner e Max Verstappen, chefe e piloto da Red Bull, durante o F175 Live, evento que apresentou todas as pinturas da temporada 2025 da Fórmula 1 nesta terça-feira (18), em Londres.
O mandatário da equipe taurina tomou o palco antes do vídeo de apresentação do RB21, carro com que o neerlandês tentará o quinto campeonato mundial, e sofreu com as manifestações negativas. Verstappen, quando introduzido ainda no início da cerimônia, também foi vaiado ao aparecer no telão, mas as manifestações negativas foram rapidamente abafadas pelos fãs do piloto neerlandês.
Ainda assim, a FIA não gostou do que viu. “Fontes indicaram alguma insatisfação dentro da FIA sobre o show da noite passada”, escreveu Thomas Maher, repórter do site PlanetF1, na rede social Blue Sky. “Não, não por causa da própria FIA ter sido vaiada, mas por causa das vaias a Verstappen e Horner”, completou.
Vale destacar que Liam Lawson e Verstappen foram os únicos pilotos do grid da F1 que não falaram com o público após a apresentação do carro. O neerlandês teve atritos públicos com a imprensa britânica na temporada passada e disse que era “retratado de forma injusta”. Após vencer o GP do Brasil, durante coletiva de imprensa, ele perguntou onde os jornalistas ingleses estavam em tom de ironia. “Correram para o aeroporto?”, disse.

A entidade que rege a F1 também foi vaiada quando citada no meio do show, embora o presidente, Mohammed Ben Sulayem, não tenha participado do evento.
A FIA vem tomando decisões para acabar com a violência virtual contra pilotos, equipes ou autoridades que fazem parte da categoria, inclusive tomando a polêmica decisão de punir os pilotos caso utilizem palavrão durante as coletivas de imprensa oficiais para que eles não fomentem esse tipo de reação de parte do público.
A Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

