Bottas admite sentimento de “desaparecimento” por passagem pela Sauber
Valtteri Bottas falou sobre a complicada passagem pela Sauber após cinco temporadas defendendo as cores da Mercedes ao lado de Lewis Hamilton
Pela primeira vez desde que chegou à Fórmula 1, em 2013, Valtteri Bottas está sem assento entrando em uma temporada. Com isso, teve de se contentar com o cargo de reserva na Mercedes, equipe que defendeu de 2017 a 2021. Agora, refletindo na passagem mais recente pela Sauber, entende que esteve “desaparecido” durante os últimos anos da carreira e por isso não conseguiu se provar.
Bottas chegou à Sauber em 2022, quando o time ainda carregava o nome da Alfa Romeo. De início, o finlandês teve um começo respeitável e pontuou em sete das primeiras nove provas da temporada. No entanto, nas 59 provas seguintes que disputou até o final de 2024, só somou pontos em mais seis ocasiões.
Além disso, terminou a temporada passada sem pontos pela primeira vez na carreira e na 22ª posição do Mundial de Pilotos. Com tudo isso somado, Bottas sente que foi esquecido pelas pessoas durante a passagem de três anos pela Sauber.
“Lutando muito lá na parte de trás do grid, corrida após corrida, é quase como se eu tivesse desaparecido para algumas pessoas. Foi difícil provar o que posso fazer, mesmo sem sentir que estava perdendo minhas habilidades ou mudando como me sinto no carro. Nada mudou nesse aspecto”, afirmou em entrevista ao portal RacingNews365.

“Diria que fisicamente, estou em uma forma ainda melhor agora e, claro, quanto mais pilota, mais isso ajuda na forma física. Mas em termos de dados puros e números, nunca estive melhor”, garantiu.
Bottas também falou sobre o momento que a Sauber vive na Fórmula 1. Além de anunciar dois novos pilotos para 2025, sendo eles Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto, a equipe também se prepara para se tornar Audi a partir do ano que vem e já praticamente completou a transição no corpo diretivo do time.
Agora, Mattia Binotto comanda o projeto e está como chefe interino até a liberação de Jonathan Wheatley, que assumirá o cargo em 2025 no lugar de Alessandro Alunni Bravi, que foi demitido.
“Sinto que agora, finalmente, a Sauber está começando a ter estabilidade e um plano. A mudança na liderança mexeu com muitas coisas. Acho que eles têm todas as oportunidades para se darem bem, mas este é um esporte extremamente difícil, e, claro, muito disso depende da unidade de potência. Mas em termos da equipe principal, está indo bem. Levou um tempo, mas está indo”, analisou.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

