Bottas celebra nova fase e liderança na Alfa Romeo: “Se eu peço algo, acontece”

Após cinco anos como segundo piloto na Mercedes, Valtteri Bottas destacou a diferença de protagonismo na Alfa Romeo este ano e a condução da parceria com Guanyu Zhou

VETTEL ‘MATA’ AULA E REPROVA PRIMEIRA AVALIAÇÃO NA FÓRMULA 1 2022

Valtteri Bottas vive uma verdadeira lua de mel com a Alfa Romeo. Após cinco anos como fiel escudeiro de Lewis Hamilton na Mercedes — que levou cinco títulos de Construtores no período —, o finlandês partiu para um novo desafio no time de Hinwil e vem colhendo os frutos, aproveitando o posto de liderança em uma equipe que ainda conta com o único novato do grid de 2022, o chinês Guanyu Zhou. E o #77 destacou a felicidade que sente ao saber que é uma figura de importância vital dentro da equipe.

“Eu realmente me sinto uma grande parte da equipe”, explicou Bottas ao portal inglês The Race. “E tem sido ótimo ter uma autoridade apropriada das coisas. Se eu peço para algo acontecer, acontece. E todos realmente escutam, pude motivar algumas pessoas assim”, salientou o finlandês.

“É um sentimento bom e de motivação na equipe agora, com todo mundo trabalhando duro”, ressaltou. “É exatamente o que eu tentei fazer, mas é claro, os resultados — como na primeira corrida, marcar aqueles pontos —, você pode ver como foi recompensador para as pessoas, e isso ajuda”, destacou.

Bottas destacou a importância de der ouvido na nova equipe (Foto: Alfa Romeo)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Bottas seguiu elogiando sua trajetória até aqui na Alfa Romeo e destacou a importância de não ser mais considerado um suporte dentro da equipe, mas sim um protagonista. O finlandês evitou tecer críticas a Hamilton, mas admitiu que a personalidade “dominante” do heptacampeão impedia que Valtteri tivesse um papel mais central em sua passagem pela Mercedes.

“Estou muito feliz com a forma como as coisas estão com a equipe e meu papel aqui”, prosseguiu. “Eu sinto que não estou apenas pilotando o carro. Sinto que sou mais importante do que isso. Não sou apenas um piloto, mas um membro importante da equipe”, afirmou.

“Com certeza [se sente mais protagonista agora]”, concordou Bottas. “Sempre foi um pouco difícil no passado para dar um passo à frente. E acho que Lewis [Hamilton] é uma pessoa bem dominante na equipe. Estava claro que eu não poderia ter o mesmo papel que ele, como tenho aqui”, comparou.

Guanyu Zhou aproveita experiência de Bottas para se consolidar na Fórmula 1 (Foto: Alfa Romeo)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Bottas segue confiante no trabalho desenvolvido na garagem da Alfa Romeo e sente que seus pensamentos sobre a mecânica ou a aerodinâmica do carro, por exemplo, são considerados de alta prioridade para a equipe. Além disso, o finlandês abraçou o trabalho de liderança, inclusive guiando a equipe na configuração de seus próprios testes.

“Você consegue ter um entendimento claro de cada uma das coisas”, explicou Bottas. “Isso faz a diferença. Claro que também acontece naturalmente, porque obviamente meu companheiro de equipe é um novato e depende um pouco do meu feedback e meu dados para se comparar a mim”, revelou.

A presença de um novato na equipe tem sido também um exemplo de como Bottas tem lidado bem com o papel de liderança. Conhecido por ser um ótimo companheiro de equipe — o melhor que Hamilton já teve, nas palavras do próprio britânico —, o finlandês demonstrou que isso também se aplica quando se trata de alguém menos experiente do que ele.

Bottas vê Alfa Romeo no caminho certo para somar pontos regularmente (Foto: Alfa Romeo)

“Quero que sejamos uma dupla realmente forte de equipe”, destacou Bottas. “Então é por isso que eu quero ajudá-lo, porque eu quero que nós dois tenhamos possibilidade de somar pontos”, afirmou.

Nas três primeiras corridas do campeonato, Bottas já conseguiu subir o nível da Alfa Romeo no campeonato. O finlandês sofreu com a confiabilidade da C42 no GP da Arábia Saudita, mas conseguiu terminar na zona de pontuação nas duas outras corridas — e chegou até mesmo a deixar o ex-companheiro Hamilton para trás na classificação de Jedá. Assim, o experiente piloto admitiu que o começo tem sido melhor do que o imaginado.

“Sim, em termos da base de desempenho que temos, absolutamente sim [tem sido melhor]”, reconheceu. “Eu realmente achei que a equipe fosse dar um passo à frente em relação aos últimos anos, mas é um bom passo. E você sabe, pode lutar com a Mercedes, por exemplo, talvez seja além do que eu poderia imaginar”, admitiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.