Bottas comemora “políticas institucionais” da Alfa Romeo na F1: “Posso ser quem sou”

Valtteri Bottas está há mais de um ano com a Alfa Romeo, mas ainda faz questão de reforçar a alegria por ter liberdade na equipe

POR ASTON MARTIN, MERCEDES VAI DESISTIR DE 2023? + F1 NA ARÁBIA SAUDITA | Paddock GP #320

A briga por vitórias e a pressão por ter de superar um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1 com um carro igual ficaram para trás na briga de Valtteri Bottas. Desde que saiu da Mercedes, no fim de 2021, o finlandês se mudou para a Alfa Romeo, com objetivos muito diferentes, e encontrou uma liberdade que o permite a viver e, garante, ser feliz na F1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Bottas se apresentou para a primeira corrida da temporada 2023, o GP do Bahrein, com um corte de cabelo estilo mullet e bigodão. É apenas uma escolha estética, mas que chega para somar com os diversos registros, desde o ano passado, de alguém que está de bem com a vida e fazendo coisas que jamais seriam permitidas nos tempos de Mercedes.

“Sinto que agora consigo ser quem eu realmente sou. Certamente há alguma diferença. Creio que as políticas institucionais são um pouco diferentes em ambientes de trabalho distintos, por assim dizer”, afirmou.

Valtteri Bottas na abertura da temporada da F1 (Foto: Alfa Romeo)

“Algumas coisas podem ser mais restritas, mas acho que era hora. Além do fato que eu estou envelhecendo também, bem como as habilidades e aprendizado que a F1 me deu, então chega um ponto em que se aprende a não levar as coisas tão a sério, especialmente você mesmo. Imagino que eu não receberia a permissão [de usar um mullet na Mercedes], então esse é um exemplo”, seguiu.

O piloto ainda destacou o impacto que a parceira, a ciclista profissional Tiffany Cromwell, tem nessa mudança.

“Ela tem o espírito de uma pessoa gosta de viver no momento e fazer as coisas que a deixam feliz. É a pessoa que vive comigo, então o impacto sempre é grande. Ela ainda está tentando me transformar em australiano, e está chegando lá passo a passo”, brincou.

O futuro, porém, é um mistério para Bottas. No último ano de contrato com a Alfa Romeo, sabe que a chefia é diferente daquela que o contratou e que a Audi assumirá o comando da escuderia para 2026. A Alfa Romeo deixa o Grupo Sauber, dono de fato da equipe, também ao fim do ano. Mas Bottas gostaria de conversas com a Audi.

“Eventualmente, falaremos sobre o futuro. Ainda não fizemos isso. Antes disso, vamos pensar nessas primeiras corridas do ano e ver como as coisas caminham. Ainda não é tempo [de discutir contrato], e as coisas estão bem estáveis”, seguiu.

“É uma atmosfera diferente [da Mercedes]. Grande parte disso é que, quando você está brigando pelo título, a pressão cresce, mas estamos numa equipe menor. Para mim, provavelmente uma das coisas que traz mais tranquilidade é que as coisas estão mais sólidas [com relação à equipe] para os próximos anos do que estavam antes”, finalizou.

A Fórmula 1 continua a temporada com o GP da Arábia Saudita, no circuito de rua de Jedá, entre os dias 17 e 19 de março.

MERCEDES DÁ ULTIMATO AO DIRETOR-TÉCNICO DA EQUIPE
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.