Bottas critica “bagunça” em projeto da Audi e aponta chassi como problema para F1 2026
Valtteri Bottas reclamou das constantes trocas nos cargos de liderança da Audi durante os primeiros passos do projeto na Fórmula 1 e ligou o sinal de alerta quanto ao desenvolvimento do carro de 2026
Fora dos planos da Sauber/Audi para embarcar no projeto a partir da temporada 2026, ano em que o novo regulamento entra em vigor na Fórmula 1, Valtteri Bottas mesmo assim decidiu dar um conselho à ex-equipe. De acordo com o finlandês, o maior problema da montadora alemã não será a unidade de potência, mas, sim, a qualidade do chassi que precisará ser desenvolvido.
Após o anúncio da chegada de Nico Hülkenberg e muitas especulações sobre quem seria o dono do segundo assento no próximo campeonato, o brasileiro Gabriel Bortoleto, atual campeão da Fórmula 2, acabou sendo a escolha de Mattia Binotto para estrear na categoria principal. Ao terminar o ano zerado na classificação do Mundial, o pior resultado da carreira, Bottas ficou sem vaga no grid e estuda a possibilidade de retornar à Mercedes para ser reserva.
“Será um grande desafio, é claro, e eles sabem disso. A Audi sabe disso”, disse em entrevista ao site Motorsport Week. “Acho que eles estão se concentrando no lado da unidade de potência há muito tempo, investiram muito, então podem fazer um bom trabalho, com certeza”, continuou.
“Mas todas as outras equipes e fabricantes de motores estão no esporte há muito, muito tempo. Mas [a Audi] tem os recursos, o potencial. Minha maior preocupação é o chassi, ele não é feito pela Audi, mas pela Sauber. Então, o lado do chassi definitivamente precisa de uma melhoria”, declarou Bottas.

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Além disso, o finlandês também falou de que forma os primeiros passos da Audi na F1 foram dados e avaliou que, no início, o projeta era “uma bagunça”. De fato, os primeiros meses foram marcados por algumas mudanças inesperadas, entre elas estão as saídas do ex-CEO da Sauber, Andreas Seidl, e do ex-presidente do conselho de administração da empresa, Oliver Hoffmann, que foram demitidos das respectivas funções e abriram caminho para a chegada de Binotto.
“Muitas pessoas mudaram. Muitas pessoas foram demitidas, muitas pessoas entraram em funções diferentes, então houve muita rotação, e para encontrar essa estabilidade, como o time foi estruturado, levou tempo”, apontou Bottas. “Agora, finalmente está começando a tomar forma, mas no começo foi uma bagunça, com pessoas saindo e outras entrando”, concluiu.
A Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

