Os vencedores das corridas da MotoGP 2024
A situação da MotoGP antes do GP da Itália 2024
Estatísticas da Fórmula E após eP de Xangai
7 destaques do GP da Catalunha da MotoGP 2024
Fórmula 1

Bottas culpa Sauber por erros em pit-stops de 2024: “Mecânicos não fizeram nada errado”

Finlandês explica que novas porcas são parte da causa dos problemas da equipe nos pit-stops da temporada 2024 da Fórmula 1

Valtteri Bottas quer lider projeto da Audi na F1 (Foto: Sauber)

Valtteri Bottas quer lider projeto da Audi na F1 (Foto: Sauber)

 

A Sauber é uma das três equipes que ainda não marcaram pontos na temporada 2024 da Fórmula 1 — ao lado de Williams e Alpine. Como se não bastasse um carro pouco competitivo, as chances de entrar entre os dez primeiros em Bahrein, Arábia Saudita e Austrália naufragaram após pit-stops muito lentos com seus pilotos nas etapas iniciais do calendário. Valtteri Bottas responsabilizou o próprio time e isentou os mecânicos.

Em três corridas realizadas em 2024, os registros dão conta de que a Sauber fez 11 pit-stops, sendo que quatro deles foram muito acima da média em termos de tempo. Com potencial para chegar aos pontos em Albert Park, Bottas viu suas chances irem pelos ares após ficar parado por cerca de 30s para a troca de pneus.

O episódio gerou certo transtorno para o interior da Sauber. Alessandro Alunni Bravi, chefe da equipe, admitiu que a responsabilidade é do time pelos erros e pediu desculpa publicamente aos seus pilotos.

“Nós estamos com problemas no encaixe da porca nas rodas dos dois carros”, revelou Bottas. “A equipe adquiriu novos equipamentos para esse ano e foi observado que isso seria mais rápido, algo que os melhores times estão usando. Então, fizemos as porcas das rodas superleves e esse material está causando a imprecisão”, completou.

Valtteri Bottas reclama dos pit-stops da Sauber (Foto: Sauber)

O finlandês destacou que não há nada que os mecânicos possam fazer para melhorar o tempo de troca de pneus. O contratempo surge com o aumento da temperatura dos freios, responsável por atrasar o processo para retirar e colocar as porcas — algo não previsto pela Sauber antes do início da temporada.

“Durante os treinos de pit-stop no inverno, não tivemos falhas — mas tem acontecido nas corridas. As temperaturas dos freios se elevam, e é quando as porcas dão problema. É mais sobre os componentes, os mecânicos não estão fazendo nada de errado”, finalizou.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!