Verstappen passeia na Arábia Saudita e vence em novo 1-2 da Red Bull. Bearman pontua
Max Verstappen mostrou que nada ainda é capaz de abalar a Red Bull quando o assunto é corrida. O neerlandês venceu o GP da Arábia Saudita com tranquilidade. Oliver Bearman levou a Ferrari ao sétimo posto
Max Verstappen mais uma vez deu uma aula de controle de corrida na Fórmula 1. Com uma largada sólida, o neerlandês administrou uma vantagem para Sergio Pérez suficiente para vencer o GP da Arábia Saudita, realizado neste sábado (9), reforçando que se nos bastidores, a Red Bull dá sinais de implosão iminente, absolutamente nada é capaz de abalar a performance dos taurinos quando as luzes se apagam.
Nem mesmo o safety-car conseguiu trazer alguma ameaça à dobradinha da Red Bull, e isso porque Pérez teve performance suficiente para descontar os 5s de punição que tomou por ter saído dos boxes em posição perigosa no momento da primeira parada. O mexicano, na verdade, até conseguiu acompanhar o ritmo do companheiro de equipe em alguns momentos, cruzando a linha de chegada a menos de 10s de distância de Verstappen.
Charles Leclerc fez o que dele se esperava pelo que a Ferrari apresentou desde os treinos livres e completou em terceiro, com Oscar Piastri em quarto, batendo Lando Norris no fim de semana na disputa interna na McLaren.
Fernando Alonso conseguiu levar a Aston Martin ao quinto lugar, à frente da Mercedes de George Russell. Estreante no final de semana após diagnóstico de apendicite de Carlos Sainz, Oliver Bearman mostrou o cartão de visitas com o sétimo lugar após largar em 11º.
Norris foi o oitavo, defendendo-se de Lewis Hamilton nas voltas finais. E Nico Hülkenberg salvou um ponto heroico para a Haas.
A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, entre os dias 22 e 24 de março, com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024, em Melbourne.
Confira como foi o GP da Arábia Saudita de F1:
Após uma ótima corrida da Fórmula 2, que teve Enzo Fittipaldi no degrau mais alto do pódio, a F1 encontrou o circuito de Jedá com 25°C de temperatura ambiente, asfalto em 32°C e umidade relativa do ar em 62%. Com os pneus C2, C3 e C4 à disposição, a principal estratégia traçada pela Pirelli indicava apenas uma parada, apostando num desgaste mais controlado da borracha, mas também com a alternativa de duas, com dois stints de macios.
Dos 20 carros, no entanto, apenas Valtteri Bottas, da Sauber, e Bearman, substituindo Carlos Sainz na Ferrari, partiram para os macios na primeira perna da prova. Luzes apagadas, Verstappen pulou na frente sem a menor dificuldade, enquanto Pérez seguiu a linha do holandês, dividindo a curva 1 com Leclerc. O monegasco, no entanto, prevaleceu na segunda colocação.
Enquanto isso, Bearman escapava de confusões e sustentava o 11º posto, brigando no giro seguinte contra Yuki Tsunoda para já fazer valer o melhor momento dos pneus macios. Só que o japonês se defendeu bem, sustentando o posto. Já Alonso, então em quarto, nada pôde fazer diante do ataque de Piastri, sendo superado pelo australiano.
A Alpine seguia em seu calvário sem fim, com Pierre Gasly sendo chamado aos boxes para deixar de vez a disputa. Na frente, Verstappen já abria mais de 2s em quatro voltas, e Pérez usava o DRS para ganhar o segundo lugar de Leclerc na freada da curva 1.
Volta 6, Bearman vinha a 0s4 de Tsunoda, que levava vantagem nos movimentos de defesa por também estar a menos de 1s de Lance Stroll e, com isso, poder usar o DRS. Só que no momento em que a transmissão mostrava a perseguição do novato ao piloto da RB, Stroll passava reto em alta velocidade. Depois, na imagem recuperada, deu para ver o instante em que o canadense acertava o muro com e danificava a suspensão dianteira esquerda, virando passageiro dentro do carro.
Safety-car acionado, e então veio a correria costumeira em bandeiras amarelas: pit-stop e pneus duros para o máximo de voltas possíveis durante a corrida. Norris, Hamilton, Hülkenberg e Guanyu Zhou, no entanto, escolheram permanecer na pista, com o piloto da McLaren assumindo a liderança.
No pit-lane, o salseiro fez Leclerc perder mais de 5s e Alonso, 8s. Posições restabelecidas, Norris, Verstappen, Hamilton, Pérez, Leclerc, Piastri, Alonso, Hülkenberg, Russell e Zhou completavam o top-10.
Na relargada, na abertura do giro 10, Norris aproveitou os pneus em melhores condições, escapou de Max e sustentou a liderança. No pelotão intermediário, Bearman enfim se livrava de Tsunoda, recuperando o 11º posto, agora calçado com os mesmos pneus duros do companheiro de equipe.
Com atraso, a direção de prova enfim informava que Norris estava sob investigação por queimar a largada — infração ‘entregada’ por Russell logo no início da prova —, ao que Pérez ficava na mira dos comissários por unsafe release nos boxes. Na volta 13, Verstappen, já com a borracha na janela correta de performance, usou a reta principal para recuperar a liderança para cima de Norris.
Enquanto a FIA absolvia Norris, Pérez tomava 5s de punição por ter retornado do pit-stop de forma perigosa. Na pista, Leclerc efetuava bela ultrapassagem sobre Hamilton pelo lado de fora na curva 1, pulando para quarto, e Bearman deixava Zhou para trás, já entrando na zona de pontos e tendo à sua frente a Haas de Hülkenberg com médios.
Pouco mais à frente, Piastri buscava de todas as formas a ultrapassagem sobre Hamilton, mas sem sucesso por conta da deficiência do carro da McLaren em velocidade de reta. Já Bearman enfim deixava o veterano alemão para trás, subindo para nono e abrindo já quase 2s em uma volta. Já o parceiro de Haas, Kevin Magnussen, tomava a segunda punição de 10s na corrida — uma por lance com Alexander Albon e outra por Tsunoda.
Alheio a todo o resto, na volta 25, Verstappen abria 7s para Pérez, que já tinha mais de 6s de frente para Norris — mais que suficiente para assegurar a dobradinha da Red Bull. A questão, todavia, era Leclerc, com muito mais ação mesmo com pneus duros e um carro infinitamente melhor de reta. A ultrapassagem veio dois giros depois.
Faltando 20 voltas para o fim, Magnussen — com 20s de punição nas costas —, defendia o 12º posto de todas as formas contra o pelotão formado por Ocon, Tsunoda, Albon, Sargeant e Ricciardo, mas a tática era apenas uma: impedir que o grupo chegasse em Hülkenberg, em décimo e salvando um suado pontinho para a Haas até então.
Volta 34, Verstappen fazia novamente a melhor volta, enquanto Pérez já abria mais de 10s para Leclerc. Já Piastri tentava mais uma vez uma manobra sobre Hamilton e enfim colocava lado a lado na reta principal, só que faltou acertar o ponto de frenagem na curva. Como usou a parte de fora para efetuar a manobra, teve de devolver posição para Lewis.
Piastri enfim se viu livre da traseira de Hamilton na abertura do giro 37, quando o heptacampeão foi para a sua parada obrigatória. A Mercedes optou por uma tática alternativa, apostando no último stint com o composto macio no carro #44. Foi a deixa para a parada de Norris também, trocando para os macios, mas num pit-stop bem desastroso da McLaren.
Com pneus de faixa vermelha para o stint final, Norris e Hamilton iniciaram a caçada a Bearman, à frente com compostos duros. Só que o duo não conseguiu sequer chegar perto do britânico: na verdade, acabaram duelando entre si pelo oitavo posto, com o representante de Woking prevalecendo.
Leclerc ainda teve tempo de roubar a volta mais rápida, pegando todos os prêmios de consolação disponíveis frente a um domínio impressionante da Red Bull neste início de temporada 2024 da Fórmula 1, que viu Verstappen chegar ao seu 100º pódio na elite do automobilismo mundial.
Já depois da prova, Tsunoda foi punido por um incidente que aconteceu antes mesmo da corrida começar. Na saída para o grid, a RB conseguiu a proeza de cometer uma saída insegura dos boxes em cima de Norris. No fim, os 5s custaram o 14º lugar para o japonês, que caiu para 15º, atrás de Sargeant.
Fórmula 1 2024, GP da Arábia Saudita, Jedá, resultado final:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT Honda | 50 voltas | ||
2 | S PÉREZ | Red Bull RBPT Honda | +13.643 | +5s | |
3 | C LECLERC | Ferrari | +18.639 | ||
4 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | +32.007 | ||
5 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | +35.759 | ||
6 | G RUSSELL | Mercedes | +39.936 | ||
7 | O BEARMAN | Ferrari | +42.679 | ||
8 | L NORRIS | McLaren Mercedes | +45.708 | ||
9 | L HAMILTON | Mercedes | +47.391 | ||
10 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:16.996 | ||
11 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:28.354 | ||
12 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:45.737 | +20s | |
13 | E OCON | Alpine | +1 volta | ||
14 | L SARGEANT | Williams Mercedes | +1 volta | ||
15 | Y TSUNODA | RB Honda | +1 volta | ||
16 | D RICCIARDO | RB Honda | +1 volta | ||
17 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | +1 volta | ||
18 | G ZHOU | Sauber Ferrari | +1 volta | ||
19 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | NC | ||
20 | P GASLY | Alpine | NC | ||
VMR | C LECLERC | Ferrari | 1:31.632 |
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