Bottas cita dificuldades da Sauber e diz que “brigar por pontos” é meta “realista” da Audi

Valtteri Bottas falou sobre as dificuldades que a Sauber deve enfrentar até o final de 2025 e disse que a equipe só deve passar a brigar por pontos em 2026, quando virar Audi

A Sauber vive um momento muito ruim na Fórmula 1 e Valtteri Bottas está prestes a terminar sua primeira temporada na categoria sem marcar um ponto sequer. De acordo com o finalndês, é difícil imaginar que o time baseado em Hinwil terá um grande salto de performance em 2025, uma vez que os esforços estarão voltados para 2026, ano em que a equipe vira Audi e a categoria sofre uma mudança brusca no regulamento. O #77 ainda afirmou que “brigar por pontos” é uma meta realista para a montadora alemã.

O futuro de Bottas na F1 ainda é incerto. Com o contrato encerrando no final de 2024, o finlandês está em busca de renovar o seu vínculo com a equipe, mas não enfrenta um cenário muito promissor. Além de viver a pior temporada de sua carreira e ser o 22º colocado no Mundial de Pilotos, Valtteri tem Gabriel Bortoleto, líder do campeonato da Fórmula 2, como um de seus principais rivais.

Porém, mesmo em uma situação delicada, Bottas está confiante de que vai conseguir uma renovação e comentou sobre a perspectiva da equipe. Na visão do #77, é muito provável que a Sauber continue no fundo do grid na temporada 2025 da Fórmula 1. Porém, ele acredita que o cenário deve começar a melhorar a partir de 2026, com a Audi brigando por pontos.

“Isso seria ruim [não somar pontos em 2024]. Não sei as estatísticas, mas não acho que isso tenha acontecido muitas vezes para tantas equipes. Para mim, se eu olhar para quantos pontos marquei na minha carreira até agora, seria difícil. Esperamos que o próximo ano seja difícil e não acredito que haverá milagres”, destacou Valtteri.

Valtteri Bottas é o último colocado no Mundial de Pilotos de 2024 (Foto: Sauber)

“Você não pode fazer um esforço louco em 2025 por causa das grandes mudanças para 2026 e, pelo que vi, a Audi pode ser competitiva em 2026, mas não será fácil. É difícil entrar em um novo esporte contra outros fabricantes que estão aqui há muito tempo, mas acho que 2026 pode ser bom. Mas tentar vencer imediatamente é um tiro no escuro. Essa é a dura realidade. Marcar pontos regularmente é realista para o novo time”, finalizou Bottas.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Leclerc cresce de produção e busca milagre ‘à Räikkönen’ na reta final da F1 2024

Fórmula 1 volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.