Bottas lidera TL1 ‘zumbi’ do GP da Inglaterra com chuva como protagonista
Num primeiro treino livre gravemente afetado pela chuva e onde quase nada aconteceu, Valtteri Bottas terminou na frente da tabela de tempos
O começo do fim de semana da Fórmula 1 em Silverstone, para o GP da Inglaterra, foi molhado. A chuva caiu sobre a pista pouco antes do começo da atividade – ao menos em parte da pista, como na área da reta dos boxes – e colocou uma âncora no início das atividades desta sexta-feira (1). Ao longo da sessão, a chuva cessou e voltou, mas sempre foi personagem. No fim de um treino em que quase nada aconteceu, Valtteri Bottas terminou como líder.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Relacionadas
A realidade é que a chuva parou após 20 minutos, mas teve impacto em todo o treino. O motivo óbvio é que a pista esteve molhada em algumas partes muito depois do fim da chuva, evidentemente. Na região da veloz curva Copse choveu bastante, então demoraria mesmo para secar. Com isso, o que se viu foi um dos treinos livres mais modorrentos do ano. Nada acontecia.
Somente metade dos pilotos colocaram tempo na tabela. Entre estes, não estiveram líder e vice do campeonato, Max Verstappen e Sergio Pérez. Melhor para Bottas, que terminou com a volta mais rápida na atividade parada ao superar Carlos Sainz com menos de cinco minutos no relógio. Em seguida, Lance Stroll errou e causou uma bandeira vermelha que interrompeu e encerrou o TL1.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Inglaterra. O TL2 está marcado para as 12h (de Brasília, GMT-3).
Confira como foi o TL1:
Pouco antes do começo do TL1, na hora marcada, a chuva começou a cair em Silverstone. Em algumas partes, na região do paddock e da reta dos boxes, a chuva era até forte. Mesmo assim, não houve qualquer atraso: a atividade iniciou precisamente no momento que deveria.
E também não houve lentidão para ganhar a pista. Assim que possível, a Mercedes mandou Lewis Hamilton e George Russell para a pista para uma volta de instalação com pneus intermediários. A Ferrari resolveu fazer o mesmo e soltou Charles Leclerc e Carlos Sainz. Em alguns pontos na pista, como na curva Copse, chovia muito; em outros, como na Stowe, tudo seco.
A previsão do tempo indicava que logo a chuva cessaria para a maior parte do treino em tempo seco, mas após dez minutos ainda havia chuva e só uma volta rápida contabilizada: Leclerc, com 1min43s801.
LEIA MAIS
+ Piquet dobrou racismo e ainda colocou homofobia em outra declaração sobre Hamilton
Aos poucos, as equipes começavam a soltar os carros na pista, mas ainda para breves voltas de instalação na pista meio molhada e meio seca da Inglaterra. Yuki Tsunoda foi o segundo a ir para a tabela de tempos, mas com uma volta acima de 1min51s. Ainda não havia qualquer pretensão de andar rápido ou encaixar uma volta. Após 15 minutos, Haas, Alfa Romeo, Nicholas Latifi, Lando Norris e Max Verstappen sequer haviam saído do pit-lane.
A chuva finalmente parou após 20 minutos e logo após Sainz bater o companheiro e assumir a frente com 1min42s967. Apenas Kevin Magnussen, Lance Stroll e Sebastian Vettel se somavam à dupla da Ferrari e Tsunoda como autores de voltas rápidas.
Num treino em que absolutamente nada acontecia, a marca de 30 minutos chegou com Sainz na liderança seguido por Valtteri Bottas, Leclerc, Mick Schumacher, Guanyu Zhou, Magnussen, Stroll, Tsunoda e Vettel, nesta ordem, nas nova primeiras colocações. Os outros 11 não tinham volta rápida.
Nos 15 minutos seguintes, absolutamente nada aconteceu e a pista estava vazia até Hamilton voltar, com pouco mais de 12 minutos pela frente. Aí, começava a chover novamente, o que praticamente colocava um ponto final na possibilidade das coisas esquentarem no fim.
Mas, verdade seja dita, o happy hour aconteceu. Não com grandes voltas rápidas, mas com bastante gente aparecendo para tentar entender um pouco do carro nos últimos oito minutos, após a chuva passar novamente e com a pista em melhores condições. O suficiente para Bottas saltar para a ponta numa volta de 1min42s249.
Seria o fim, porque Stroll rodou sozinho na Copse e ficou na brita. Bandeira vermelha com menos de três minutos para o final e atividade encerrada. Apenas dez pilotos deram voltas rápidas, com Hamilton entrando na lista no fim. A classificação teve Bottas, Hamilton, Sainz, Leclerc, Schumacher, Zhou, Magnussen, Stroll, Tsunoda e Vettel.
1 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:42.249 | 9 | |
2 | L HAMILTON | Mercedes | 1:42.781 | +0.532 | 10 |
3 | C SAINZ | Ferrari | 1:42.967 | +0.718 | 8 |
4 | C LECLERC | Ferrari | 1:43.801 | +1.552 | 7 |
5 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:43.895 | +1.646 | 3 |
6 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:46.171 | +3.922 | 4 |
7 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:48.161 | +5.912 | 3 |
8 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:51.243 | +8.994 | 5 |
9 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:51.373 | +9.124 | 5 |
10 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:59.168 | +16.919 | 5 |
11 | G RUSSELL | Mercedes | 2 | ||
12 | S PÉREZ | Red Bull | 3 | ||
13 | E OCON | Alpine | 2 | ||
14 | F ALONSO | Alpine | 1 | ||
15 | A ALBON | Williams Mercedes | 1 | ||
16 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 4 | ||
17 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 3 | ||
18 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 4 | ||
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1 | ||
20 | M VERSTAPPEN | Red Bull | 3 |